Era uma vez uma empresa (Unilever) que deciciu investir globalmente no mercado de sorvetes. Pra "chegar chegando", saiu comprando grandes marcas locais, como a nossa querida Kibon. Mas o que fazer com mais de 15 marcas diferentes de sorvete no mundo? Decidiram preservar os nomes e unificar os logotipos, para o formato do coração abaixo. Confesso que achei a idéia GENIAL... conheço poucos casos tão interessantes como esse... e, como consumidor, fiquei surpreso ao ver o mesmo logo de Kibon no sorvete Tio Rico, na Venezuela... imaginei de imediato que teriam a mesma qualidade (vantagens de marcas globais...). Tudo corria bem até que.... a marca Good Humor, comercializada nos EUA (país mais consumista de tudo no mundo), começasse a engasgar. Dizem as más línguas que, por causa dos maus resultados nas vendas, a Unilever tomou a corajosa e arriscada decisão de tirar a Good Humor da família do coração e voltar pra um logo de caminhão (??!), apelando pra um conceito de "back to our old memories" (veja o site deles). Abriram mão da globalização pra salvar uma marca. Vamos acompanhar o final desta história. A Kibon perdeu parte da família (mas ainda bem continua com o "Tio Rico" pelo menos... rsrs).
Uma vez vi no programa da opra que uma espécie de "associação de pedófilos" usa um logotipo parecido. A tal associação só existe por causa da tal liberdade de expressão americana. Deve ser por isso que o logo não colou.
ResponderExcluirhttp://totallylookslike.com/2009/11/01/good-humor-logo-totally-looks-like-autism-awareness-heart/
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