27 de setembro de 2009

Aperte a tecla SAP, Volkswagen!

A primeira vez que assisti a um comercial da Volkswagen que assinava com "Das Auto", pensei que era o nome de uma concessionária. Aí reparei que eles estavam assinando TODAS as peças assim (inclusive o site da empresa ).
Uns 3 meses depois, por pura coincidência, descobri que essa expressão significa "O carro".... em alemão (!). Ok, tem tudo a ver com a campanha e com o DNA da marca. Mas quantas pessoas entendem alemão no Brasil????

Aproveito ainda pra deixar um toque pra todas as emrpesas que teimam em escrever slogans, atributos e até nomes de produtos em línguas estrangeiras. Pesquisas recentes revelam que apenas +-10% da população brasileira fala inglês. Quando pegamos apenas a classe C (52% da população), o número cai pra 6%.

Como se fala Erro de Marketing em alemão, mesmo?

4 comentários:

  1. Será que errou mesmo o marketing?
    Quanto tempo você perdeu para descobrir o que significa "Das Auto" ???
    O quanto você ficou com essa expressão na cabeça?
    Será que errou mesmo o marketing?
    Creio que não...
    Otavio.

    ResponderExcluir
  2. O erro, caro editor, foi a vinda da campanha para o Brasil.
    A campanha Das Auto faz sentido nos EUA, onde a VW tem uma imagem muito mais sofisticada que aqui. Lá eles associam mesmo a carro importado, a Jetta, Passat, etc, e não a Fusca e Gol como aqui.
    Mas trazer a campanha para o Brasil é de uma burrice imensa. O marketing da VW brasileira é tão ruim que daria uns 50 artigos neste blog.
    Dá para ser pior que o Fox, um carro gigante ?
    Nem se você for cego, não é?

    ResponderExcluir
  3. Você tem toda razão (autor)..ao contrário do que disse o Otávio, realmente ficou parecendo uma concessionária, inclusive se prestr atenção o locutor fala com se fosse a leitura de uma loja e não de um slogan. Muito Boa Observação..

    ResponderExcluir
  4. O DAS Auto é um alinhamento mundial da marca Volkswagen - se vcs observarem as campanhas da marca no mundo podem observar isso. Todos os paises assinam assim.
    Achar que uma empresa do tamanho da VW aqui no Brasil erraria uma assinatura é uma inocência sem tamanho não? Come on folks!

    ResponderExcluir