11 de janeiro de 2010

Flamengo e Corinthians tomam goleada em Marketing

O Brasil é o país mais vezes campeão no esporte mais popular do mundo, o futebol. Pela quantidade de pessoas que acompanham cada detalhe dos campeonatos e vibram nos jogos como se fossem um verdadeiro "acontecimento" em suas vidas, é fácil perceber que somos um povo fanático por esse esporte.
E essa relação torcedor x clube ultrapassa o limite da razão e estabelece um vículo emocional de dar inveja a qualquer marketeiro que trabalha com produtos ou serviços "convencionais". Já imaginou se uma consumidora de Activia, por exemplo, fosse tão envolvida e apaixonada pela marca como é um corinthiano roxo?
Com esse contexto, os times brasileiros têm a faca e o queijo na mão pra fazer uma belíssimo trabalho de valorização e exploração de marca. Mas... parece que ninguém sabe ou quer fazer isso direito.
A consultoria Crowe Horwath RCS divulga anualmente uma estimativa do valor das "marcas" dos principais clubes do mundo. Ao cruzar essa informação com a quantidade de torcedores que cada um tem, chegamos a um resultado pífio. Em geral, os clubes europeus sabem trabalhar MUITO melhor as suas marcas, mesmo com menos torcedores (veja gráfico abaixo).
O Flamengo, por exemplo, é o time com a maior torcida do mundo (33 milhões de torcedores no Brasil!), mas sua marca não vale nem 1/5 do valor da marca "Manchester United", que tem apenas 4 milhões de torcedores na Inglaterra.
Somos bons de futebol, mas de Marketing....

Fonte das informações:
Valores das marcas: Globoesporte e Máquina do Esporte /  Tamanhos das torcidas: Mundo Estranho

5 comentários:

  1. Será que o problema é de marketing ou é de nivel de renda do consumidor?

    Afinal, se em relação à população do país o % é maior (Manchaster 4 milhões em 55 milhões = 7% e MENGÃO 33 milhões em 190 milhões = 17%) , significa que a marca consegue conquistar mais consumidores, portanto o mkt é mais eficiente.

    Como sempre o consumidor/torcedor é quem manda, neste caso fica fácil deduzir o "X" da questão: basta comparar a renda do consumidor europeu com a merreca do consumidor brasileiro.

    Estes camaradas parecem que descobriram a pólvora mas enquanto a renda do brasileiro for ridícula (menos de 5% da população ativa tem renda superior a R$5.000,00) estas comparações de valor de marca (o quanto de $ a marca gera ou pode gerar) sempre refletirão a pobreza do povo brasileiro.

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  2. Caro João Marcos,

    Interessante a pesquisa. De fato, os clubes brasileiros levam um banho em gestão dos estrangeiros, inclusive em marketing.

    Contudo, creio que seja errado pensar a torcida dos clubes ingleses e espanhóis apenas com os torcedores de seu país de origem. Esses são times internacionais (em atuação, elenco, e claro, marketing). Os times brasileiros - são apenas nacionais, pouco fazem no âmbito mundial. O Manchester United, Arsenal, Chelsea, Real Madrid e Barça possuem muitos torcedores fora da Europa, (em especial na Ásia) o que é um fator preponderante para a valorização de suas marcas.

    Abs,
    Breno
    breno@thetoptips.com.br

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  3. Exportamos os jogadores, mas temos MUITO o que aprender com os times de fora, claro em relação ao marketing.
    Só agora eles perceberam o potêncial destes torcedores e times como o Corinthians fizeram lojas com seus produtos. Demora, mas um dia chega.

    Plataforma RP

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  4. No que tange a mkt promovido pelos clubes brasileiros, é muito importante citar no post a experiencia do SC Internacional de Porto Alegre, por ocasião das comemorações do seu centenário. O clube buscou a marca dos 100 mil sócios pagamentes, licenciou a marca em um sem numero de produtos e tem hoje a marca mais rentavel no meio futebolistico.

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  5. Rodrigo _ Barra da Tijuca _ Torcer é mole! quero ver o Brasileiro gostar de "estudar" para "melhorar"! Quantidade nunca foi sinônimo de qualidade!

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