A obesidade infantil é a "bola da vez" nos assuntos de saúde pública mundiais. Nos EUA, 32% das crianças têm sobrepeso, sendo qu 17% são obesas (no Brasil 14% são obesas) e este número triplicou nos últimos 20 anos. Isso é preocupante pois estudos comprovam que crianças obesas tendem a gerar adultos obesos, que estariam expostos a mais riscos de problemas graves de saúde. Neste sentido, existe uma grande discussão sobre o que fazer para evitar essa situação. Várias medidas estão em discussão. Entre elas, a mais polêmica é a de proibir propagandas a crianças.
Independente do que será aprovado ou decidido pelo órgãos reguladores e governos mundo afora, as empresas já estão fazendo mudanças em seus planos. É fácil notar que várias empresas de alimentos infatis diminuíram embalagens e mudaram composições de produtos (na intenção de oferecer porções menores ou produtos mais saudáveis a crianças). Outras assinaram um acordo de auto-regulamentação, mostrando boa vontade sobre o assunto.
Mas... em meio a isso tudo, uma empresa ainda se destaca com uma atitude bem questionável... em meu ponto de vista, a Bauducco está cometendo um erro estratégico grave ao investir em uma marca chamada "Gulosos". Todos sabemos que crianças gostam de comer coisas saborosas. Mas incentivar a "gula" com biscoitos e outras "delícias" não necessariamente saudáveis é se posicionar assumidamente contra uma preocupação mundial e ficar sujeito a movimentos de reação do governo e de ONGs. Seria como se uma empresa de papel lançasse uma marca chamada "Mate as árvores"....
Pior que a Bauducco só as empresas que têm "alimentos-porcarias" mas que tentam dar nomes saudáveis a eles...
Nossa muito bem observado, as empresas preocupadas, os órgãos competentes querendo regulamentar a propaganda e a Bauducco com uma linha chamada "Gulosos"...
ResponderExcluirE o engraçado é que após eu ler seu post fui no site da Bauducco ver o que eles falam sobre Responsabilidade Socioambiental e nada encontrei.
Bom... Uma empresa como a Bauducco, com uma linha chamada "Gulosos" e nada fala sobre Responsabilidade Social em seu site... Ai tem coisa errada né?
Ju M. Olinto
Nada a ver, come que quiser.. Isso sou é uma jogada de marketing.
ResponderExcluirEla não obriga nimguem a comer... Agora esse fato do nome da Bolacha se Gulosos, o que tem a ver? Como quem quer!
Sei que a mensagem ficou antiga, mas estava pesquisando sobre a empresa agora para assegurar-me que não estaria sendo injusto e confirmei o que havia observado: a Bauducco não tem uma atuação destacada pela Responsabilidade Social.
ResponderExcluirFizeram uma enorme obra em São Miguel Paulista/Guarulhos onde enormes árvores foram simplesmente cortadas (e nem sequer houve substituição). Também fizeram aterros sobre a várzea do Tietê.
Já enviei mensagens questionando e ninguém responde.
O consumidor deveria ficar mais atento a isso e tratar a empresa da mesma forma que ela trata o assunto.
Amigo...vc está ficando sem assunto pra colocar no blog e fica procurando pelo em ovo....não vejo erro algum em colocar um nome divertido num produto...pois se for assim vamos tb reclamar do Bis, do Sem Parar e de tantos outros....como disse o colega acima...come quem quer...nome de produto não influencia o consumo !!!
ResponderExcluirErrado seria se usasse um nome saudável pra um produto que não é....como existem alguns por aí !!!