22 de outubro de 2009

Blue Man Group vendendo TIM

Sou contra a falta de consistência de quem patrocina um evento ou show apenas uma vez na vida. Mas o que dizer de quem contrata um grupo pra ser seus "embaixadores de marca"?
Isso pode ser muito útil quando o produto e garoto-propaganda têm alta relação. Caso contrário, serve pra aumentar a lembrança da marca, mas pode não construir diferenciação de benefício. Na minha visão este pode ser exatamente o caso da TIM. Você mudaria de operadora apenas porque um grupo de malucos azuis (e "mudos"!) está anunciando uma outra marca?
Ok, de alguma forma está transmitindo originalidade, inovação, alcance internacional... mas acho que até o Super 15 criava associações melhores e mais diretas para a Telefonica do que o Blue Man Group está fazendo pra TIM.
Espero que a negociação do contrato tenha sido, ao menos, atrativa.


17 comentários:

  1. Absolutamente certo. É jogar dinheiro no lixo. Parece que é bom só para o grupo, que tem casa lotada quando vem ao Brasil.
    O italiano da TIM acabou de dar uma entrevista ao Estado dizendo que a coisa vai mal.
    Erros de sistema, faturas com cobranças a maior, a coisa está mesmo feia.
    Pior que esse aí, só o patrocínio da Philips para a Ivete Sangalo, feito pelo presidente que já foi mandado embora...por causas suspeitas...

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  2. A TIM inovou, foi a primeira empresa de telefonia a contratar garotos-propaganda MUDOS! Rsrsrs (quem já viu o show, sabe que os blue men não abrem a boca). Péssimo.

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  3. A unica relação da TIM com os Blue Men é o azul. O que ser um E.T. e, principalmente, nao falar ao celular por ser MUDO tem de relação com o conceito VIVER SEM FRONTEIRAS? É melhor mostrar um cego que atravessa a cidade de SP de ônibus e metrô todos os dias em horario de pico, isso sim e viver sem fronteiras!

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    1. "É melhor mostrar um cego que atravessa a cidade de SP de ônibus e metrô todos os dias em horario de pico, isso sim e viver sem fronteiras!"
      CURTIR, CURTIR, CURTIR!

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  4. olha na minha opiniao tudo oque uma empresa faz para atrair clientes é bem vindo nao interessa se é mudo ou nao se é cego ou nao noque se diz a respeito de publicidade e marketing a campanha da TIM esta de parabens acho que voces que criticam a TIM precisam ter mais noçao de publicidade essa campanha esta dando oque falar

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  5. Honestamente, não acho que essa é a pior campanha da TIM. Nos últimos três anos, todos os filmes veiculados são bonitos, emocionais e nada promocionais. Desde então, a TIM vem perdendo participação para seus concorrentes, que ao contrário, focam o varejo. Entendo que a marca possui força, mas daí achar que só filmes conceito conseguirão a manutenção e incremento de share, já é muita modéstia...

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  6. Acho que o foco da discussão está errado.
    O grupo Blue Man Group foi contrato para mostrar o novo posicionamento da marca.
    A Tim mudou sua cor institucional, antigamente tudo era vermelho, agora é tudo azul e nada mais pertinente que o Blue Man Group para ser o novo embaixador da marca.

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  7. Bem... Não estudo marketing, mas creio que esteja errado em criticar a campanha com os homens de azul, a pessoa que escreveu a coluna só focou em um ponto, os homens azuis, mas não percebeu a performace das propagandas, que são super legais, chamam a atenção e qualquer um entende. Ele está certo de dizer que ningúem vai trocar de operadora vendo os homens de azul, mas eles são conhecidos pela performace de palco, então "essas coisas malucas" tem que ser feito por quem uma apelo para isso, ou você usaria as crianças da OI para pular de cabeça para baixo?

    Em relação ao pessoal do contra, acho que são clientes insatisfeitos.

    OBS eu sou OI

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  8. A prova do sucesso e, no mínimo, da repercussão dessa campanha, é um post dedicado à ela! Mesmo os que discordam ou nao apoiam estão ajudando a promover a marca.

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  9. Acho que melhor que analisar quem está estrelando na campanha é a analisar como a mesma é feita, mesmo porque o grupo Blue Man certamente não tem um efeito "garoto propaganda" como teria uma Ivete Sangalo ou outro artista popular. A maior parte da grande massa brasileira (diga-se classe C, que mais cresce e consome celulares hoje) nem conhece o grupo Blue Man. Sendo assim, acho que o que foi mais válido na participação dos azuis foi sua atuação teatral, sendo de certa forma cômica e inusitada e, então, chamando a atenção de quem vê.
    Aliás, achei uma sacada muito boa o anúncio do BungeeJump. Não sei se reparam, mas mostra os BlueMan descendo no meio da rua e interferindo num momento corriqueiro das pessoas. Uma está escrevendo, outra lendo e outra está parada. O homem azul desce e coloca um celular nas mãos da pessoas, mostrando que se pode ler, escrever e escutar música com o celular. Mostra como um celular pode proporcionar bons momentos e facilitar a vida. Sensacioanl pra mim. E ficou ainda melhor com a atuação do BlueMan.

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  10. Na minha opinião, temos que saber dividir as coisas.

    1° O foco da TIM nesta campnha é atrair pessoas físicas, a grande maioria não faz ou fez um curso de PP. Sendo assim dificilmente vão pensar em algo do tipo "garotos mudos e celular" esta associa~ção dificilmente será feita.

    2° O Consumo geralmente está ligado ao que está em alta e/ou na moda, o blue man group é um grupo inovador que tira som de objetos inusitados e atrai a atenção de todos com seu surpreendente resultado, bem moderno mesmo, porque fazer um som psy a partir de latas e canos, isso sim é ser "sem limites".

    Um abraço

    Rodrigo Pereira.

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  11. Olha, eu acho simplesmente péssimo? Alguém já reparou que tem comerciais da tim onde sequer da para ver os homens azuis pois eles estão dentro do logo da tim que é azul ? Não sei quem pensou nisso, mas pensou muito mal.
    Blue man group é muitíssimo desconhecido no Brasil, ninguém nem gosta disso muito por aqui e azul com azul ninguém vê!

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  12. evoluçao em todas as areas e sempre interessante e atrai novos investimentos e ideias a partir de uma ideia causal

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  13. Desculpe mas vocês estão falando besteira. Ninguém vai mudar de operadora porque a celebridade está em uma ou outra. Não vou mudar por causa do Blue Men Group, mas também não vou mudar se tiver o Rodrigo Santoro. Essa campanha não é comercial, é apenas construção de marca.

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  14. Gente... olha como eles chamam a atenção que tem um lugar só pra flar dissooo...
    Lógico q ngm muda de operadora pelos garotos propagandas... agora diz q eles não chamam a atenção?!?! msm sendo mudos... e se a TIM cresceu tanto no BRASIL certeza q foi por eles...

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  15. A jogada de Marketing da TIM "ultrapassou as fronteiras" do lugar comum. Imagem, cultura, música, criatividade. As palavras são apenas uma das formas de comunicação. Nada mais original e inovador que uma empresa, cujo produto é a comunicação por meio de palavras, apresentar outros meios de comunicação, uma vez que comunicar pelas palavras é o seu lugar comum. É um conceito inovador, realmente "Sem Fronteiras". Parabéns, publicitários da TIM, vcs deram show!!

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  16. Blue Man Group vendendo TIM
    Sou contra a falta de consistência de quem patrocina um evento ou show apenas uma vez na vida. Mas o que dizer de quem contrata um grupo pra ser seus "embaixadores de marca"?
    Isso pode ser muito útil quando o produto e garoto-propaganda têm alta relação. Caso contrário, serve pra aumentar a lembrança da marca, mas pode não construir diferenciação de benefício. Na minha visão este pode ser exatamente o caso da TIM. Você mudaria de operadora apenas porque um grupo de malucos azuis (e "mudos"!) está anunciando uma outra marca?
    Ok, de alguma forma está transmitindo originalidade, inovação, alcance internacional... mas acho que até o Super 15 criava associações melhores e mais diretas para a Telefonica do que o Blue Man Group está fazendo pra TIM.
    Espero que a negociação do contrato tenha sido, ao menos, atrativa.

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