15 de outubro de 2009

Microsoft e seu Photoshop preconceituoso

Estratégia global e execução local. Já ouviu falar nesse chavão? Os marketeiros da Microsoft levaram esse mantra ao pé da letra e decidiram adaptar um anúncio americano para o mercado polonês. Resultado: um caso de preconceito que rodou o mundo. A Microsoft precisou pedir desculpas publicamente em seu Twitter. As pessoas têm memória curta... mas "a internet nunca esquece".

Mudando de assunto, é muito curioso ver a diferença do tamanho dos textos nos anúncios. Olha quantos caracteres foi preciso pra dizer "Empower your people" em polonês! Já ouvi dizer que o inglês é a língua perfeita pro marketing (e agora também pro twitter... rsrs).

2 comentários:

  1. As pessoas têm memória curta... mas
    "a internet nunca esquece".

    essa frase foi uma ameaça??

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thalita.
    "A internet nunca esquece" é praticamente um ditado popular pra nos lembrar que, atualmente, qualquer deslize que cometamos fica muito mais difícil de "apagar". Antigamente era mais fácil "abafar" os casos, dar "sumiço" com fotos ou imagens que nos trouxeram arrependimento, etc. Hoje em dia é muito mais difícil... as notícias correm o mundo de forma mais rápida e ficam registradas na internet sem o nosso controle. Vide o caso da Microsoft, que certamente deve valorizar a diversidade em seus valores corporativos, mas acaba tendo um arranhão na sua imagem quando uma notícia dessas corre o mundo via internet.
    Esse erro nos ensina algo importante.
    Um abraço,

    ResponderExcluir