19 de outubro de 2009

Que tal colocar sua marca em 5cm da camisa do Corinthians por 6 meses?

Você lembra de todos os patrocinadores que estiveram presentes na camisa do seu time do coração nos últimos anos?
Fiz um exercício informal com colegas e os corinthianos saíram na frente. Bastante gente lembrou de Medial e Batavo (os 2 últimos)... e os mais "experientes" também lembraram de Kalunga, Suvinil e Pepsi. Mas muits marcas foram pouco ou nunca lembradas.  (além das que estão nas fotos abaixo, ainda estiveram nesta camisa: Citizen, Corona, Kolumbus, Siemens, Ford, Vivo, Locaweb, etc. lembrou?).
Pra piorar a situação dos anunciantes, este ano o Corinthians decidiu dividir o uniforme entre vários patrocinadores (ficou parecendo um macacão de piloto), e a Batavo fechou um contrato de R$18 milhões por temporada pra ficar com destaque aí no meio desta salada. Será que vale a pena? Quantas pessoas será que conseguem ler o logo do Baú? E quantas pomadas de barbear a Bozzano vai vender a mais por causa daquele patrocínio temporário na manga?
Tenho muitas dúvidas sobre ese tipo de patrocínio, em especial quando não há consistência nos investimentos (veja o modelo da F1, onde algumas marcas como Marlboro, Benetton, Mercedes, Petrobrás e, agora, a Red Bull, investem com mais continuidade).
A Parmalat fez um golaço em patrocinar o Palmeiras no passado. Mas é raro achar outro caso tão positivo pro anunciante como este.


Um comentário:

  1. Sou mais criar uma camiseta que fica por baixo da camisa do time. Assim, quando o jogador fizer gol e levantar a camisa vai aparecer: "Se nao fosse sua Sansung vc nunca teria visto este gol!"

    ResponderExcluir