Em Janeiro a PepsiCo decidiu mudar radicalmente a comunicação de Gatorade, seu segundo produto mais vendido mundialmente. Em uma tentativa de modernizar a marca, lançaram uma novo logotipo (um "G" com um raio pequeno), mudaram todos os rótulos das embalagens (várias versões ganharam mensagens de atitude no lugar da marca) e lançaram uma campanha de comunicação baseada em benefícios emocionais.
Só faltou combinar com o consumidor. Talvez pela presença de muitas opções na gôndola ou pela mudança muito radical de benefício funcional para emocional, a marca acabou perdendo identidade e caiu -17% em vendas e -4.5% de participação nos EUA, seu maior mercado. Isso teve um impacto direto nos resultados da companhia, que fechou um sofrido 1º semestre com queda de 6% em vendas.
Será que os marketeiros responsáveis vão colocar esses números no currículo? :-)
Gatorade passou a ser um genérico de sua própria marca.
ResponderExcluirJogaram fora a identidade de marca. Esqueceram de estudar o significado da palavra arquétipo.
ResponderExcluirIsso não foi uma modernização, sim uma MUDANÇA... Radical
ResponderExcluirAh pelamor! Quem gosta de beber essa porcaria salgada bebe pelo conteúdo e nao pela embalagem. A coca pode botar embalagem verde limao e eu ainda vou beber todo dia.
ResponderExcluirHORRIVEL. POUCOS. SABORES. ENJOATIVO. PESSIMO. GOSTO DOS SEUS CRIADORES..,NAO TEM SABORES NOVOS. NADA DIFERENTE. NAO MUDA SO PIOROU. UMA PORCARIA UM DESCASO. TA VIVENDO PELO NOME,QUE E FORTE..NSVEUA TEM VARIOS SABORES E EMBALAGENS..LEGAIS.,AQUI PARA OS TUPINIKINS..TEM ESTA PORCARIA..
ExcluirMexeram em time que estava ganhando...
ResponderExcluirhavia necessidade de troca?
ResponderExcluirpq decidiram mudar radicalmente?
apesar do resultado ter ficado esteticamente agradável, não foi suficiente.
pelo jeito não era nem necessário...
Compraram as campanhas da nova PEPSI e de GATORADE por atacado???? A essência é exatamente a mesma. Mesma coisa que mudar o logo de LEVI'S pra L rsrsrsrsrsr
ResponderExcluirFoi uma manobra muito arriscada e um tanto radical , isso explica o resultado negativo.
ResponderExcluirPara "o anônimo" que disse que a embalagem não é importante ... Não perca seu precioso tempo postando em blogs de mkt, com certeza você deve ter coisas bem mais importantes pra fazer não??! Já que mkt não lhe interessa... E você não acha importante. Assim nós, pobres mortais não nos sentiremos tão inferiores à você. Desculpe se não entendeu a mensagem, sou muito ignorante...
ResponderExcluirMarcas devem ser alteradas com muito, muito critério. O prejuízo pode ser grande, e de difícil reparo.
ResponderExcluirCuidado com as acusações impróprias...em primeiro lugar, precisam ter certeza se as quedas das vendas deve-se à mudança da embalagem...fazer uma pesquisa de opinião junto ao seu público-alvo e somente depois concluir. Julgamentos e opiniões sem argumentos podem prejudica muito mais o leitor deste blog
ResponderExcluirEsse novo rotulo ficou PESSÍMO. De moderno não tem nada...
ResponderExcluirFicou sem graça, sem ânimo, ficou uma coisa totalmente pra baixo, nao chama atenção nenhuma... EMPOPRECEU MUITO O PRODUTO,APESAR DA QUALIDADE SER BOA. mesmo assim agente acaba pensando duas vezes antes de tomar.
Gatorade é im ótimo produto com inúmeros beneficios a Saúde,coisas q não fazem bem de jeito nenhum podem set vendidos atè srm rotúlo.A mdança foi radical mas,eu como proffissional me mkt,e consumidora gostei!?!
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