26 de outubro de 2009

Gatorade muda de identidade e perde (muito) mercado

Em Janeiro a PepsiCo decidiu mudar radicalmente a comunicação de Gatorade, seu segundo produto mais vendido mundialmente. Em uma tentativa de modernizar a marca, lançaram uma novo logotipo (um "G" com um raio pequeno), mudaram todos os rótulos das embalagens (várias versões ganharam mensagens de atitude no lugar da marca) e lançaram uma campanha de comunicação baseada em benefícios emocionais.
Só faltou combinar com o consumidor. Talvez pela presença de muitas opções na gôndola ou pela mudança muito radical de benefício funcional para emocional, a marca acabou perdendo identidade e caiu -17% em vendas e -4.5% de participação nos EUA, seu maior mercado. Isso teve um impacto direto nos resultados da companhia, que fechou um sofrido 1º semestre com queda de 6% em vendas.
Será que os marketeiros responsáveis vão colocar esses números no currículo? :-)

14 comentários:

  1. Gatorade passou a ser um genérico de sua própria marca.

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  2. Jogaram fora a identidade de marca. Esqueceram de estudar o significado da palavra arquétipo.

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  3. Isso não foi uma modernização, sim uma MUDANÇA... Radical

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  4. Ah pelamor! Quem gosta de beber essa porcaria salgada bebe pelo conteúdo e nao pela embalagem. A coca pode botar embalagem verde limao e eu ainda vou beber todo dia.

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    1. HORRIVEL. POUCOS. SABORES. ENJOATIVO. PESSIMO. GOSTO DOS SEUS CRIADORES..,NAO TEM SABORES NOVOS. NADA DIFERENTE. NAO MUDA SO PIOROU. UMA PORCARIA UM DESCASO. TA VIVENDO PELO NOME,QUE E FORTE..NSVEUA TEM VARIOS SABORES E EMBALAGENS..LEGAIS.,AQUI PARA OS TUPINIKINS..TEM ESTA PORCARIA..

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  5. Mexeram em time que estava ganhando...

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  6. havia necessidade de troca?
    pq decidiram mudar radicalmente?
    apesar do resultado ter ficado esteticamente agradável, não foi suficiente.
    pelo jeito não era nem necessário...

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  7. Compraram as campanhas da nova PEPSI e de GATORADE por atacado???? A essência é exatamente a mesma. Mesma coisa que mudar o logo de LEVI'S pra L rsrsrsrsrsr

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  8. Foi uma manobra muito arriscada e um tanto radical , isso explica o resultado negativo.

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  9. "Marketeiro"16 abril, 2010 15:03

    Para "o anônimo" que disse que a embalagem não é importante ... Não perca seu precioso tempo postando em blogs de mkt, com certeza você deve ter coisas bem mais importantes pra fazer não??! Já que mkt não lhe interessa... E você não acha importante. Assim nós, pobres mortais não nos sentiremos tão inferiores à você. Desculpe se não entendeu a mensagem, sou muito ignorante...

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  10. "Marketeiro"16 abril, 2010 15:07

    Marcas devem ser alteradas com muito, muito critério. O prejuízo pode ser grande, e de difícil reparo.

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  11. Cuidado com as acusações impróprias...em primeiro lugar, precisam ter certeza se as quedas das vendas deve-se à mudança da embalagem...fazer uma pesquisa de opinião junto ao seu público-alvo e somente depois concluir. Julgamentos e opiniões sem argumentos podem prejudica muito mais o leitor deste blog

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  12. Esse novo rotulo ficou PESSÍMO. De moderno não tem nada...
    Ficou sem graça, sem ânimo, ficou uma coisa totalmente pra baixo, nao chama atenção nenhuma... EMPOPRECEU MUITO O PRODUTO,APESAR DA QUALIDADE SER BOA. mesmo assim agente acaba pensando duas vezes antes de tomar.

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  13. Gatorade é im ótimo produto com inúmeros beneficios a Saúde,coisas q não fazem bem de jeito nenhum podem set vendidos atè srm rotúlo.A mdança foi radical mas,eu como proffissional me mkt,e consumidora gostei!?!

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