11 de julho de 2012

Use Suvinil porque a Grazi tá na propaganda

Vender tinta não é um trabalho fácil. Apesar de ser algo que está sempre à vista, a compra de tinta normalmente acontece num momento chato... durante uma reforma ou após um orçamento salgado do pintor....
Já há algum tempo os materiais de construção se ligaram pro fato de que as mulheres têm um poder de decisão muito grande nesses itens. Nessa onda, a Suvinil decidiu se apresentar de forma mais emocional, usando celebridades conhecidas pelas consumidoras. A idéia ("tudo que você mais gosta vira cor") é muito boa... mas, será que um item tão importante na decoração da casa pode sugerir um quartinho de criança com móveis brancos, enxoval rosa e parede verde? Isso combina mesmo??
E, por fim, a pergunta que sempre faço: qual diferencial essa propaganda está criando pra Suvinil versus os seus concorrentes? Será que valorizar tanto o uso de cores, que é algo que todas as marcas oferecem em grande variedade é realmente a melhor escolha de um benefício? Ou eles simplesmente acham que a partir de agora Suvinil vai vender mais porque é a tinta da Grazi?

37 comentários:

  1. A Suvinil não quer falar do produto nessa propaganda, quer fixar marca, só isso, e fez muito bem, a propaganda gera um "owwwn, ti fofo" que poucas outras conseguem.

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    1. Exato! foi o q pensei qdo vi a propaganda"fixar marca", e foi mto bem feito por sinal!

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    2. A idéia primária é sim reforço de marca. A secundária é aumento de vendas. A mulher tem grande poder na decisão de compra atualmente e princinpalmente na tinta que pintará sua casa. É ela quem decide qual comprar! Ótima propaganda.

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    3. gostei muito, ligou a marca à um momento de felicidade, sem estresse, algo que os serviços de pintura e reforma em geral causam bastante. nota 10.

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    4. O sacada de "vender cores" e não "tinta" é pq, naturalmente, o consumidor prefere "tons pastéis" (claros) que são mais fáceis de combinar e não enjoam tanto. Acontece que essas cores claras utilizam pouco pigmento, que é o componente da tinta que mais agrega valor ao produto.

      Traduzindo.. vender cores mais intensas = mais din-din no bolso.

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    5. É bem capaz de vender mais como sendo a tinta da Grazi. Ótima sacada da suvinil que mexeu nos corações fúteis da maioria das pessoas no Brasil. Afinal eles também compram revistas para saber quem pegou quem, quem foi a praia, quem levou os filhos parar dar um passeio.

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    6. o apelo desta vez não é a praticidade e nem a eficácia da tinta. O apelo é estritamente emocional e a marca acertou em cheio! Não merecia estar no Erros de MKT.

      Aliás, erro de Mkt é não saber interpretar o uso de uma peça de acordo com seu público alvo.

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    7. Erros de mkt FAIL!!!

      A propaganda ficou show!!

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  2. Acredito que não é apenas pelo fato de ser Grazi ou outra celebridade e sim mostrar a sensibilidade.
    Qual mulher que é mãe ou grávida não ficará emocionada?
    Esse foi o ponto que a empresa trabalhou.
    Agora se vai vender mais é outro detalhe, já que faz vender mais certamente será o PDV, quanto mais PDV tiver maior será a probabilidade de vendas.
    :)

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  3. Sua casa, seu orgulho! Não é porque a Grazi está no comercial. A sacada aí está em valorizar momentos como esse com perfeição.

    Acho que foi bola fora de vocês, não conseguiram ter uma visão além da mensagem do comercial.

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  4. Sempre que vejo esse comercial fico imaginando como seria o fim dele se quando o Cauã perguntasse pra grazi: Sabe que cor é essa?...ela respondesse: Sei...verde!

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  5. Não sei se considero isso um erro... A propaganda é linda e realmente emociona. E concordo com grande parte do que você disse, inclusive que as mulheres têm grande poder nesse tipo de decisão.
    Tipo - eu sempre quero Tigre e agora vou querer Suvinil. rs

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  6. O vt é bom. Não vi nenhum erro de marketing aí para entrar aqui. Acho que não entenderam a mensagem. O objetivo aí deve ser também humanizar a marca. Qualquer mulher ficaria emocionada com este vt.

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  7. Eu acho que a intenção é dizer que 'Só' a suvinil consegue transformar 'tudo que mais gostamos em cor', porque só ela entende os verdadeiros momentos importantes na nossas vidas...
    Todos sabemos que para fixar uma marca( que tecnicamente não pertence ao cotidiano feminino) na cabeça de uma mulher, só precisamos lidar com os momentos que só ela entendem.
    Gostei do comercial e da proposta.
    Acho que tem diferencial, e atinge sim, o publico alvo!

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  8. Como que um site desse faz um texto errôneo desse? Quer perder leitor mesmo né.. Eu teria feito análise muito mais profunda!

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  9. Que absurdo!!! Vcs tão doidos?

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  10. Concordo com os leitores... Bola fora do blog! Filme campeão!

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  11. Defensores da Suvinil e da Grazi, viva a diferença de opiniões! :)

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    1. Meu Deus, quem faz esse blog, ele é publicitário-marketeiro? Acho que não hein!

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  12. Bom, não sou especialista no assunto, mas como os colegas acima também acredito que a ideia era reforçar a marca.

    Não sou especialista neste segmento de tintas para comentar algo a mais, de qualquer maneira os produtos apresentam baixa diferenciação, portanto com a entrada de concorrentes o lucro tende a minguar, então nada mais sensato do que apostar na força da marca.

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  13. Todos citaram a Grazi, mas se esqueceram que o homem da casa não precisou de contratar um profissional para pitar o quarto do bebê, o que a marca Suvinil usou muito bem. Seus produtos são de uso pessoal por causa da praticidade.

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  14. Não entendi porque existe a crítica sobre este comercial. E qual o erro. Achei muito bom como todos os outros comentários. E o mais interessante - não assisti o video com audio e mesmo assim entendi e achei perfeito.

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    1. Ter opiniões diferentes tudo bem, mas dizer que a propaganda é boa até sem o áudio foi de matar, hein? :)

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    2. Pois é, até sem áudio dá para concluir que os comentários e argumentos contra propaganda não fazem menor sentido... rsrsrs

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  15. Acho que dessa vez você não tinha o que criticar e acabou inventando!
    Achei o comercial realmente criativo, fofo, e a cor é exatamente igual aos dos olhos da Grazi. Esse é o conceito, e acho que foi muito bem exposto com essa proposta.

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  16. E chorei, choro e continuo chorando. É claro que se nao fosse com a Grazi nao seria tao "ouunw". Mas comprarei Suvinil sim da próxima vez.

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  17. Já há algum tempo os materiais de construção se ligaram pro fato?????????
    Como assim se diz?

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  18. Acho que tem alguém com inveja hahaha

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  19. Suvinil é top of mind. Mostrar produtos é algo que as pessoas não entendem, querem ver o benefício e o que o filme da Suvinil traz é um ato de amor, se tudo vira cor, os olhos da Grazie estará nas paredes. Chega de falar de produto, vamos falar do software, do benefício que traz. Pelo menos mostra gente, não mostra lata e pintor. Esforço puro de marca, muito relevante, porque todos se lembram da Grazie e do Cauã. Por acaso alguém se lembra de alguma celebridade usada pelo principal concorrente?

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    1. Concordo. Acredito que a ideia era que quando "grazi" não estivesse lá, o bebe não sentisse só pois o quarto foi pintado da cor do olhos da mãe.... Excelente propaganda!!

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    2. Eu gostei muito desse comercial. N vi erro de mkt. Acredito que independentemente de ter a Grazi, o Vt continuaria com a sua essencia, ja que a empresa quer fixar a sua marca a um momento de felicidade. Ficou muito bom!

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  20. A propaganda é realmente boa, principalmente porque o apelo emocional dela só fixa uma marca que já é top of mind.

    Diferença de opinião ou não, a argumentação da crítica do blog foi meio fraca, sim. Questionar se rosa combina com verde pra criticar a propaganda?????? (só pra constar: combina muito, principalmente em tons pastéis!)

    E há toda uma tecnologia pra desenvolvimento de cores. Não acho que cabe entrar na discussão de que a concorrência vai ter essa cor, já que quando a pessoa assiste o comercial, ela vai querer comprar a "cor dos olhos da Grazi" e não um verde claro, verde água, verde pastel qualquer...

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  21. BRANDING, apenas uma estratégia para fortalecer a idéia da marca, e foi muito bem feita. Talvez você apenas não é o target da campanha e por isso, não curtiu. Mas antes, pense bem em estratégias para depois fazer um texto desse...

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  22. afff Erros, o filme é ótimo, emocional, com um timing perfeito.. ok a execução podia ter sido melhor.. mas ela com certeza foi muito mais positiva do que negativa. E voce tb erra muitoooooo! Faça um favor pra nós pense antes de postar.

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  23. A suvinil está mostrando que você pode criar ambientes de acordo com a sua personalidade, o jogo de cores é muito importante assim como a tinta acetinada com efeito anti bactéria.

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  24. erros de marketing errou feio em classificar este anuncio como Erro. A proposta e concepção foram muito interessantes e a aplicação foi muito feliz. O resultado do anuncio ligando um produto a um momento na qual todos se identificam foi muito bem sacado, parabéns aos criadores.

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