23 de março de 2011

BomBril cria rejeição em homens pra conquistar mulheres

Vamos a mais um caso polêmico. Viram a nova investida da Bombril?
Em uma série de comerciais de TV e uma campanha na internet, três mulheres marcantes (e humoristas) falam sobre a evolução das mulheres e... detonam os maridos. No exemplo abaixo, Marisa Orth, vestida de terno e gravata, compara os homens a cachorros:

Não dá pra negar que a campanha chama a atenção e conseguiu suprimir a ausência de Carlos Moreno (eterno garoto propaganda da marca) como protagonista.
Mas não resisti a escrever também algumas críticas sobre essa idéia. Assim que assisti à propaganda, 2 coisas me vieram à cabeça imediatamente:
1- O conceito de mulher evoluída está sendo estereotipado como uma "mulher de terno e gravata". Será que isso é realmente o que a mulher entende como mulher moderna?
2- Será mesmo que a maiora das mulheres (em especial da classe C, que certamente representa a grande maioria do consumo de Bombril) se identificou com esse insight de mulheres modernas e independentes ou será que ainda existe uma grande maioria "conservadora"?
Imagino que a BomBril e a agência devam ter pesquisado esses pontos antes de ir ao ar, por isso não vou estressar.
Mas não posso deixar de citar um último ponto que realmente me incomoda nessa campanha: o afastamento do público masculino.
Sim, eu sei que o público principal de BomBril deve ser as mulheres. E eu também sei que elas adoram ver os homens sendo detonados nas propagandas.
Mas eu também sei que até pouco tempo a marca patrocinava clubes de futebol (seria pra atingir mulheres??) e também sei que FOCAR EM UM PÚBLICO-ALVO NÃO IMPLICA EM CRIAR REJEIÇÃO EM OUTRO PÚBLICO.

Estou seguro que a segmentação do mercado é um dos princípios básicos de Marketing. Segmentar significa indentificar grupos de consumidores com necessidades e características semelhantes. Mas é muito raro achar uma marca de produto de massa que consiga direcionar 100% da sua comunicação ao segmento desejado... em especial no Brasil, onde a TV ainda é o meio mais massivo e as audiências têm muita dispersão.
Isso significa que, querendo ou não, sua mensagem também será comunicada a parte de um outro público que não é o seu alvo. E, ao criar rejeição neste outro público, ele pode se manifestar negativamente e afetar a imagem da marca e a percepção do público alvo.
Esse risco foi tomado pela BomBril e está gerando polêmica. Os comentários aos vídeos da marca no youtube estão bastante polarizantes, mostrando que um grupo razoável de pessoas não se identificou ou não concorda com o que a marca está propondo.
E vocês, o que acham?

7 comentários:

  1. Infelizmente muitas campanhas que até divulgam uma ideia legal, quando são executadas, cometem alguns erros. Os comentarios no youtube são a prova dos erros que a Bombril cometeu. Muito bom o post. Parabens!

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  2. Eu acho que os homens estão "mordidos" com a propaganda. Porque querendo ou não, poucos são eles que ajudam suas esposas nos afazeres domésticos. Acho ainda que a propaganda tem sim um fundo de verdade e é por isso que está causando tanta repercução.

    Sobre as mulheres de terno e gravata, nada mais são, que mulheres evoluídas, empresarias, que além de cuidar da casa, ainda trabalham fora e são totalmente independentes.

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  3. A Bombril desta vez, exagerou, além de tirar de cena, sem mais nem menos, o eterno Garoto Bombril, Carlos Moreno, que a meu ver é insubstituível e não preenche outra marca, senão a Bombril. Mais bizarro ainda é ver três mulheres charmosas, diga-se de passagem, em uma veste que não lhes cai bem, sexualmente falando: terno e gravata, o que pode ser entendido como uma analogia ao fisioculturismo feminino, que ronda por aí deformando a beleza natural feminina.
    Fiquei triste e decepcionado, tanto com a propaganda de mau gosto quanto com a Bombril, que mostrou nessa propaganda apoiar de maneira indecorosa o feminismo e a guerra dos sexos, como o "politicamente correto do nosso século". Não é assim... E todas as coisas no seu lugar, pelo amor de Deus! O que a Bombril queria, afinal de contas? Fazer um mundo "cor-de-rosa" ou afim? Ou um mundo de lésbicas? Bombril perdeu meu prestígio. Se quer de volta, volta com o Moreno já!

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  4. Eu percebi que a maioria das criticas negativas foram feitas pelos homens. Concordo com o comentário da Vanessa, no post acima. E quanto ao comentário sobre a roupa, porque precisa existir o apelo sexual? A Bombril apenas continuou com o humor mudando os personagens. E não acho que a Bombril incentivou o feminismo, porque achar isso, acaba parecendo machismo de algumas partes. Mas cada tem o direito de assistir e tirar sua próprias conclusões.

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  5. Gostei do seu post e respeito seu ponto de vista, mas eu sinceramente gostei do post. A Bombril precisava inovar, a marca estava decaindo cada dia mais, os comerciais da Assolan já estavam em destaque a um tempo. A Bombril tratou com humor uma tendência que vivemos em nossa sociedade. A mulher independente. Não entendi o problema com os homens, mulheres são tratadas como objeto em comerciais de cerveja e nem por isso deixam de tomar cerveja. Achei a campanha muito interessante e divertida. http://marcelaborde.wordpress.com/2011/03/16/uma-nova-campanha-um-novo-posicionamento/

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  6. Errou e feio. Hoje em dia é muito comum ver homens solteiros morando sozinhos e fazendo atividades antes atribuídas as mulheres.

    mas estou encucada com uma coisa: O fato de fazer um comercial de lã e aço direcionado só às mulheres não é meio... preconceituoso e machista??? Fica a dúvida!

    Paradoxo no mínimo!

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  7. " poucos são eles que ajudam suas esposas nos afazeres domésticos " --> Unilateralismo, afinal, nunca ouvi falar que mulher ajuda homem à cortar grama e arrumar casa. Entenda que há papéis de gênero, ou seja, mulheres lavam e passam, homens consertam e mantém.

    " Acho ainda que a propaganda tem sim um fundo de verdade e é por isso que está causando tanta repercução. " --> Tá certo, então com isso posso criar uma propaganda dizendo que mulheres todas são cadelas, afinal não ajudam o homem à consertar e manter a casa.

    " Sobre as mulheres de terno e gravata, nada mais são, que mulheres evoluídas, empresarias, que além de cuidar da casa, ainda trabalham fora e são totalmente independentes. " --> Infelizmente elas não fazem parte da realidade mundial, ainda cabe ao homem a obrigação quase que integral de sustento à casa.

    No mais homens tem de perceber que o mundo não é machista ou femista, o mundo é sexista. O feminismo muito prezou pela liberdade feminina, e isso é bom, no entanto implicou em dizer que o mundo é machista e que as mulheres são eternas oprimidas, sem levar em consideração que mulheres também oprimem e, consequentemente, os homens também são oprimidos. Se não bastasse, atualmente o Brasil insiste em ser um Estado misândrico, tal afirmação é comprovada baseando-se no judiciário e legislativo, tal que há inúmeros privilégios dirigidos ao uso exclusivo feminino, sem equivalentes masculinos, mesmo que isto venha a ferir nossa constituição...

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