4 de março de 2013

Assassino patrocinado pela Nike

A Nike lançou há pouco tempo uma bonita campanha valorizando o esforço dos atletas... na propaganda, uma voz diz: "meu corpo é a minha arma, é assim que eu luto".
Entre as pessoas que estrelam o anúncio está umg rande exemplo de superação, Oscar Pitorius, que perdeu as pernas mas mesmo assim se tornou um corredor olímpico. Oscar tem uma história tão forte, que ganhou um anúncio sozinho, com o título "Eu sou a bala na agulha":

Esse anúncio estava na capa do site do atleta, que há algumas semanas matou a namorada a balas. Ele confessou o crime, que diz ter acontecido por acidente.
O anúncio foi retirado do ar e esse virou um dos maiores casos de infelicidade desse blog.
Nike, he we hope you "just don't do it" again.

5 comentários:

  1. Esse foi o ultimo post que eu vou li do blog antes de cancelar o feed. O que tem a ver isso com erro de Marketing? Tinha como prever e mudar a estratégia? E voce acha que os consumidores sao tao burros a ponto de assumir que a Nike "patrocinou um assassinato"?

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  2. Erros do Erros de Marketing:

    1) "Nike, he we hope you "just don't do it" again?"

    Erros de Marketing, we hope you will use a spell check next time.

    2) "...um dos maiores casos de infelicidade desse blog."

    Certamente, o falecimento da modelo Reeva Steenkamp é uma "infelicidade" muito maior do que a Nike precisar tirar do ar um comercial.

    Imagino que o Erros de Marketing compreenda que a Nike não poderia fazer nada além de retirar um comercial com quase 2 anos no ar.

    3) "...que há algumas semanas matou a namorada a balas."

    Imagino que o Erros de Marketing compreenda que a Nike não poderia prever o assassinato com quase 3 anos de antecedência.

    Igualmente, imagino que o Erros de Marketing compreenda que alusões a competições bélicas é praxe no meio desportivo (ou em quaisquer meios altamente competitivos, como por exemplo, marketing e propaganda).

    Todas os fatores considerados, simplesmente não houve nenhum "erro de marketing" neste caso -- apenas uma resposta de relações públicas a um evento trágico inesperado e imprevisível -- e a única real "infelicidade" foi do Erros de Marketing em incluir (plagiar?) este post.

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  3. Não acho que seja um erro de marketing. É uma infelicidade que se coincidiu. A Nike patrocinava um herói, e assim ele era tratado até tornar-se um assassino.

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  4. É o risco que todas as marcas correm ao patrocinar uma pessoa.

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  5. Olá! Gostei muito do seu blog e queria dar uma sugestão de postagem. Ao assistir uma aula sobre gestão de produtos, meu professor mencionou que um dos erros de marketing, quanto a promoção (propaganda), foi o lançamento do Mercedes Classe A, cuja a música do comercial era um funk. Sinceramente! Ficou ridículo. Adoraria que você pudesse postar isso. Obrigada!

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