17 de maio de 2010

Camisa do Corinthians vale aula de Marketing

O patrocínio é uma das ferramenta de Marketing mais conhecidas. Em teoria, as marcas que decidem dedicar uma grande verba para aparecer em algum "acontecimento" têm dois ganhos: o da EXPOSIÇÃO (que contribui para a lembrança da marca) e o da ASSOCIAÇÃO com o conteúdo que está envolvido no patrocínio (o que ajuda a construir equity).
Alguns patrocínios custam milhões de reais e implicam em decisões estratégicas dento do plano de marketing de grandes empresas. Já escrevi nesse blog sobre a TIM ter contratado o Blue Man Group, por exemplo.
Também já escrevi sobre a recente decisão do Corinthians de aceitar um número bem maior de patrocinadores em sua camisa para arrecadar mais recursos, o que impactaria o nível de retorno que qualquer marca teria sobre o benefício da exposição, mencionada acima.
Mais de um ano se passou e a camisa do timão continua parecendo um uniforme de F1. A Batavo decidiu trocar o Corinthians pelo Flamengo mas o time de Ronaldo conseguiu negociar um contrato maior com a Hypermarcas, uma empresa que se auto-denomina a "Procter & Gamble brasileira" e que anuncia praticamente uma aquisição por semana formando um portoflio de mais de 300 marcas que vão de laxante a adoçante.
Honestamente acho que o caso da camisa do Corinthians vale por uma aula de Marketing. Vamos olhar o caso de cada marca que está estampada ali atualmente:
1) NEO QUÍMICA: uma marca de medicamentos genéricos. Antes de analisar se essa marca deveria estar aí, vamos dar um passo atrás: qual é o modelo de negócio de uma empresa de genéricos? Trata-se de uma empresa farmacêutica que consegue praticar preços aproximadamente 35% mais baixos que os medicamentos de referência porque não têm gastos com pesquisa/desenvolvimento e propaganda, afinal é um "genérico". Mas a competição e a ambição neste mercado aumentou e nasceu esta anomalia: marcas de produtos genéricos que querem se diferenciar. Já que a concorrência investe pesado nos médicos e nos balconistas de farmácias, a Hypermarcas decidiu dar a essa marca o melhor espaço no uniforme. É assim que eles vão querer ganhar da recomendação dos farmacêuticos?
2) BOZZANO: Quando a Hypermarcas comprou esta marca, já tinha em mente o plano de entrar no mercado de lâminas de barbear, dominado pela Gillette. Pra provocar a marca líder, que é curiosamente comercializada pela "Procter & Gamble americana" e tem contrato mundial com o jogador Kaká, eles contrataram o Ronaldo e colocaram a marca nas mangas do Timão. Como resposta, a Gillette fechou um patrocínio bem maior com a seleção brasileira pra Copa do Mundo. E Ronaldo não foi convocado.
3) ASSIM: A marca irmã da Assolan foi "estrategicamente" posicionada na clavícula dos jogadores. Além de ter uma leitura prejudicada, sofre de um problema grave: dispersão (apesar de muitas mulheres gostarem de futebol e muitos homens ajudarem na casa, o fato é que a grande maioria dos expectadores de futebol ainda é formada por homens e a maioria das decisões de compra de sabão em pó é feita pelas mulheres).
4) AVANÇO: O desodorante que foi construído em cima do chavão "Com Avanço, elas avançam" agora está posicionado nas axilas do time do Corinthians. Esta posição garante que a marca apareça quase que somente no momento do gol, o que é até interessante. Mas... será que você gostaria de ter o "cheirinho" de jogador suado? O produto entrega toda essa "proteção"?
5) BANCO PAN AMERICANO: A única marca que não é da Hypermarcas está posicionada na borda da camisa. Por regra, esta parte do uniforme tem que estar colocada, obrigatoriamente, pra dentro do calção. Na prática, sabemos que a exposição vai acontecer. Ok, vou então investir neste banco... afinal, todos os bancos que já estiveram na camisa do timão são confiáveis. Ops... o último banco que patrocinou o Corinthians (Excel Econômico) quebrou.

Por fim, vale lembrar que o Corinthians, no ano do seu centenário, ainda não conquistou nenhum título expressivo, ao contrário das expectativas.
Pois é... boa sorte aos patrocinadores.

10 comentários:

  1. Muuuito bom o post, parabéns!

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  2. Olá...
    Em relação a sua colocação a respeito do Banco Pan Americano, existe uma informação incorreta e creio que com isso sua análise fica prejudicada.
    Não existe nada na regra do futebol que diz que o jogador tenha que colocar a sua camisa por dentro do calção, portanto como se vê em campo os jogadores deixam essa marca a mostra.

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  3. Parabens ao corinthias que conseguiu convencer todos os patrocinadores a fazerem essas barbaridades...

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  4. Faltaram dados estatísticos sobre aumento ou não das vendas dos produtos que patrocinam futebol. O contrato de patrocínio da Medial com o Corinthians, na temporada 2008, rendeu à marca 220 mil novos clientes em seis meses, uma alta de 12% em relação ao mesmo período de 2007.
    A Hypermarcas tem seus canais de publicidade ativos, e não deve ter deixado de abordar os públicos específicos de cada produto.
    É uma mídia de massa, que serve para dar exposição às marcas. Concordo que é para se debater se é ou não o melhor investimento, mas essa discussão só ganha fundamento com a análise de dados que comprovem que é uma furada anunciar na camisa de um time de futebol.
    São rasas essas análises do post. Claramente existem alguns pontos negativos, mas existem o positivos também, senão um gerente não decidiria investir tanto dinheiro em um patrocínio como esses, ninguém queima dinheiro.
    E o futebol está o tempo todo na mídia, ao vivo na TV, nos noticiários. Os médicos, farmacêuticos, balconistas, quem faz a barba, donos e donas de casa assitem e muito futebol e estão em contato com essas marcas. Avanço sempre usou uma comunicação tão fraca que aparecer na camisa do Corinthians acaba sendo até um upgrade perto do que eles faziam antes.
    Na Libertadores marcas brasileiras compraram espaço na camisa dos times que iam enfrentar o Corinthians para poder aparecer.
    Concordo com a discussão se é ou não a melhor escolha, mas a análise tem que ser mais profunda.
    Valeu!

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  5. Daniel vc disse tudo

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  6. Poiseh... agora o Pan Americano também quebrou ahusah.

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  7. Previsão do futuro? Pan Americano quebrou... hehehe

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  8. O Pan Americano também quebrou.
    agora fudeu vou ficar sem meu FGTS.

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  9. Sua análise é feita de perguntas? No caso da Neo Química o objetivo era se tornar conhecida entre o público da classe C. Isso foi atingido.

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