7 de setembro de 2009

Fotos que criam expectativas frustradas

Marketeiros são especialistas em prometer mais do que entregam ... Isso é feito através dos famosos "claims" (benefícios) e, ainda de maneira mais desenfreada, através das milagrosas fotos de produtos. Quem nunca se decepcionou ao abrir uma embalagem e achar algo bem diferente do que esperava??
As fotos abaixo foram retiradas do site Coma Com Os Olhos (super interessante, por sinal) e comparam a propaganda versus a realidade de produtos conhecidos como a lasanha congelada Perdigão, esfiha de espinafre Habib's, cookie Bauducco, pizza Perdigão, sanduiche de almondegas Subway, e hamburguer Bob's.
Essa é uma prática comum do mercado... todo mundo contrata fotógrafos pra maquiar as imagens. Isso atrai novos usuários. Mas.... bem na primeira experiência de uso do produto, levam uma surpresa desagradável. Só espero que o sabor compense a diferença de imagem... senão, bye bye.
Detalhe: o erro não está na foto, e sim no produto entregue.

4 comentários:

  1. É errando que se aprende. Serah que essa frase serve pro consumidor tambem??
    Gostei das fotos. Abraços

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  2. A questão é: qual seria a solução? Mostrar a segunda foto, por exemplo, nas propagandas? Que impacto isso teria nas vendas?
    Será que os publicitários têm alguma pesquisa que mostre que a experiência não substitui a imagem gravada na memória? Tipo aquele ditado de "a primeira impressão é a que fica".
    É um assunto complexto, que envolve psicologia profunda de comportamento do consumidor.
    Será que o slogan da sprite tem razão quando diz que "Imagem não é nada, sede é tudo!"?

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    Respostas
    1. a solução é vc melhorar seu produto para que ele corresponda às expectativas criadas pelo conceito. Nao acho que devemos mudar a foto, devemos é melhorar a qualidade dos produtos brasileiros que é, muitas vezes, baixíssima - basta compara-los aos similares vendidos no exterior.

      Compare o Nescafé daqui com o vendido nos Estados Unidos e na Europa - lá, o produto, além de ser mais barato, é infinitamente mais saboroso. Compre os achocolatados da Nestle aqui e lá. Biscoitos, detergentes para lavar roupa, shampoos, condicionadores, leite, farinha...queria apenas entender porque companhias que operam no Brasil e fora daqui tratam os consumidores lá de fora com muito mais respeito. Por que será?

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  3. Podemos resumir isto em uma frase: "O produto precisa sustentar o marketing", caso contrário, você conseguirá efetuar a venda, mas não reterá o cliente.

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