14 de junho de 2010

Piores planos de Marketing pra Copa do Mundo

O pessoal do twitter do Erros de Marketing colaborou e fizemos um ranking dos piores planos de Marketing de empresas que tentaram se aproveitar do maior evento esportivo do mundo pra vender mais.
E você? conhece algum plano pior que esses?

1) HYUNDAI - a montadora fechou um mega patrocínio pra Copa e decidiu usar esse investimento pra tentar divulgar um "novo jeito de torcer" - um tal de ´"tchó, tchó" que nunca vi ninguém fazer fora da TV (nem mesmo os torcedores da Coréia). Pra piorar, a marca gasta a propaganda INTEIRA mostrando só isso. Não mostra e nem fala nada de nenhum de seus produtos ou benefícios. Hã???


2) HONDA - contratou o Ronaldinho Gaúcho pra estrelar uma nova campanha durante a Copa. Será que eles pensavam que ele seria convocado??


3) SALGADINHOS TORCIDA (PEPSI): Os salgadinhos Torcida, da Lucky (empresa do grupo Pepsico), ganharam sabores comemorativos de alguns países. O salgadinho temático do Brasil tem sabor "Pimenta Biquinho Brasileira". O salgadinho da Itália tem sabor Queijo Provolone. E o da Espanha tem sabor Lingüiça Calabresa. Ops... quer dizer que agora a Calábria fica na Espanha??

4) LEITE DE ROSAS: querendo aproveitar o momento comercial, até esta tradicional marca tentou se associar a futebol. Eu concordo que a Copa do Mundo é um evento que abrange todas as idades e sexos mas quando um produto que é mais conhecido e usado por senhoras começa a fazer uma promoção ligada a futebol, é porque algo está muito errado no mundo.
5) PIZZA HUT - a franquia de Porto Alegre divulgou um concurso onde premiava a "melhor mandinga" pra Copa do Mundo. Sei que muita gente acha que "em época de campeonato, vale tudo", mas usar de superstição ou misticismo pra construir a marca foi, no mínimo, polarizante demais pra uma marca como essa.

7 comentários:

  1. Pode incluir também a McDonalds, que inclui Espanha e Estados Unidos como campeões mundiais na promoção dos sanduíches.

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  2. Muito bom esse post... Realmente muita coisa ruim.. quer dizer.. mal pensada...
    www.ovofrito.com.br

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  3. Pra ser bem honesto, todas são bem ruins, mas a da Pizza Hut não é tão de mal gosto... Unifica um assunto atual com o negócio deles de um jeito divertido... Se eles elaborassem mais, poderia dar uma boa campanha...aliás, pra vários tipos de segmento... quem é que não conhece as famosas mandigas envolvendo cuecas durante toda a copa do mundo??

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  4. Em relação a propaganda da Honda, vale lembrar que a Seara tb escolheu os meninos da vila que não foram pra Copa. Ronaldinho é uma figura carismática. Mesmo não tendo sido convocado, fez e faz história no futebol mundial. Paralelamente ao Pizza Hut, a Nike também foca em crendices... O Brasil é reconhecido como um país religioso e não é por acaso que nasceu a expressão "Deus é Brasileiro" - o que se brinca inclusive, nos momentos de alegria - como a Copa do Mundo. Vejo como uma maneira simpática e não polarizante.

    Em suma: Será que o consumidor parou de comprar Honda pq o garoto propaganda é o Ronaldinho, comer salgadinho por um equívoco no nome do sabor ou pizza por causa de uma mandinga? Eu, sinceramente, não acredito.

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  5. Algo muito parecido com que acontece em todas as datas comemorativas. Parece que as empresas tem obrigação de fazer alguma ação, mesmo que não tenha nada a ver como Leite de Rosas e Copa ou academia de Yoga e Dia dos Pais.

    Esse comercial da Hyundai é viagem mesmo. Mas continuo achando que a maior sacada da Copa foi a Hyundai colocar sua logo em todos os ônibus, mesmo não fabricando ônibus...

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  6. Huahuahua

    Acabou de passar (00:43 - 26.06.10)o comercial tosco da Hyundai, no intervalo do jornal da globo e tiraram o tal de "tchá-tchá"!

    Só ficou a frase "um jeito novo de torcer", com um som parecido com um tamborim ao fundo (não prestei atenção, pois estou trabalhando..


    Acho que a zueira na internet tá fazendo efeito!

    TCHÁ-TCHÁ!

    HUhuhauua

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  7. Mudaram mesmo!

    Agora o "jeito novo de torcer" é:

    "Olê, olê oooohhh!!!"


    "Olê, olê oooohhh!!!"


    Trocaram o grito, mas o comercial continua uma b*...

    MAS A PRESSÃO TÁ FAZENDO EFEITO!


    Tchá! tch..ôps!


    "Olê, olê oooohhh!!!"

    UHuhauhuahuahuahuhau

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