14 de outubro de 2009

Crocs duram pra sempre. Então pra quê comprar um novo?

Um dia três amigos velejadores resolveram inventar um sapato leve, confortável, durável e que não escorregasse - ideal pra usar na prática de seu esporte. Começaram a comercializá-lo e o bendito virou mania mundial. Até grandes celebridades como George W. Bush, Jack Nicholson e Al Pacino já foram flagrados usando Crocs. Todos apaixonados pelas sandálias tão práticas e tão... duráveis.... mas, o que parecia ser uma vantagem competitiva, virou um "tiro no pé" (literalmente!). A crise chegou e as pessoas começaram a apertar o "cinto" no mundo todo... nesse contexto, porque comprar Crocs novos se os que estão no armário estão intactos como novos?? As vendas despencaram.... Veja mais detalhes no site da revista Exame Pequenas & Médias Empresas (até isso já é um mal sinal, hein?)


9 comentários:

  1. Acompanho seu blog através do RSS e gosto muito, até divulguei para amigos. Quero dar uma sugestão de um erro de mkt mas não encontro seu email.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anonimo.
    Obrigado pelo contato.
    Os comentarios deste blog são moderados. Se quiser falar comigo, pode deixar um comentario "privado" aqui, que não o publicarei e responderei em separado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pode ate ser funcional, mas vai ser brega assim na ...

    Eles deveriam ter escutado a musica "3º do plural" dos Engenheiros do Havai! Pra ter lucro é necessário obsolescência programada!

    ResponderExcluir
  4. os meus crocs iriam durar pra sempre mesmo... pq estariam jogados no fundo do armario, q calcado mais horrivel!

    ResponderExcluir
  5. É um erro de marketing criar produtos duráveis??!! Eita mundinho fútil esse que vivemos hein?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente; acho que o grande problema é a "feiosidade" do produto; lembram quando chegou o carro importado Lada, foi moda também, mas era uma porcaria!

      Excluir
  6. "virou um "tiro no pé" (literalmente!)"
    Literalmente?
    Sério?

    ResponderExcluir
  7. Desde quando criar um produto durável é erro de Marketing? Erro é não se aproveitar da moda, lançando modelos diferentes para que os compradores queiram colecionar vários modelos de Croc. Porque não se inspiram nas Havaianas?

    ResponderExcluir
  8. Crocs é um produto (relativamente) barato e (extremamente) durável. A solução para eles é diversificar, não baixar a qualidade. Ampliar o mercado. No Brasil, por exemplo, a marca é praticamente desconhecida pela tão falada classe C.

    @rjflavio

    ResponderExcluir