14 de junho de 2010

Marca própria + licenciamento + sacanagem

Quem já trabalhou em um projeto difícil, que demorou anos de estudo pra sair do papel e que foi copiado descaradamente do dia pra noite sabe... isso pode até ser legal, mas é sacanagem. Essa foi exatamente a minha sensação quando vi essa garrafa de Carrefour Cola do Chaves na prateleira do mercado.
As marcas próprias têm todo o direito de existir como uma alternativa, na maioria das vezes mais barata, ao líder de mercado. Mas copiar desse jeito é uma estratégia muito questionável pois confunde o shopper e gera atritos com os grandes fornecedores (não vamo esquecer que a Coca certamente paga uma "bolada" por atividades de trade no Carrefour).
Depois que percebi que o produto não era da Coca a primeira reação que tive foi pensar: "O Carrefour consegue vender um produto mais barato mesmo com escala menor e pagando por custos de licenciamento. Qual será a qualidade?" Não sei. Não comprei, porque achei competição desleal. E a diferença de preço não valia a pena pelo risco que imaginei.
Ainda não consigo entender como o Carrefour consegue usar o mesmo modelo de garrafa da Coca-Cola. Como esse é um ícone da marca, se não foi patenteado ou protegido, também existe um erro da Coca na jogada... (lembram do caso do sucrilhos Nestlé x Kellog's?)

2 comentários:

  1. Amigo, pode ter certeza que a garrafa da Coca-Cola é patenteada. O formato, que eles chamam de "contour" não pode ser usado por ninguém. Das duas uma: ou a empresa ainda não fez nada ou então a garrafa não é exatamente da mesma forma (às vezes pequenas diferenças nas dimensões acabam com a chance de se brigar por isso). Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi. Vc poderia me passar um e-mail de contato do blog? :)

    ResponderExcluir