8 de novembro de 2009

Quem quer comprar um produto NORMAL?

Vamos pra um erro que só as mulheres devem ter percebido.
Outro dia reparei, na gôndola de absorventes femininos, que é preciso ter um Phd pra entender as diferenças entre as versões.
As embalagens comunicam atributos que vão da presença das abas até benefícios relacionados a sensação térmica e odor, passando pelos diferentes "tecidos", formatos, capacidades de absorção, etc.
Apesar de serem produtos muito parecidos, os absorventes oferecem muito mais opções de benefícios do que as fraldas infantis. Isso parece ser um reflexo da complexidade da categoria. Neste contexto competitivo, eu juro que não entendo por que as 3 principais marcas (Sempre Livre, Always e Intimus Gel) se dedicam para oferecer uma versão chamada de "Normal".
Normal = dentro da norma = dentro do padrão = sem diferenças = sem diferencial.

Com tantas opções interessantes e "tentadoras" na gôndola, por que uma mulher optaria por um absorvente "Normal"?? E porque dar esse nome a um produto, sendo que eles não são os mais baratos?? Que desperdício de oportunidade de tentar criar superioridade...
Já pensou se o McDonalds vendesse um hamburger McNormal? E se a Coca renomessase seu carro-chefe pra Coca-Cola Normal? E se o modelo mais vendido da Volkswagen chamasse Gol Normal?
Sei que a marca Always já mudou o nome de Always Normal para Always Proteção Total. Ficou bem melhor. Vamos ver o que acontecerá com as outras.

7 comentários:

  1. cara, o normal é para "fluxo normal"... por isso tem o "intenso" e "leve" tb...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gabi. Acho que você está enganada. Olhe na gôndola e repare que não existe um "Always intenso" e nem um "Always leve". Existe o "Always Basico", o "Always normal" e o "Always Norturno"... mas essa segmentação NAO é de acordo com a intensidade do fluxo.
    Mas que bom que você acha isso. Sinal que faz algum sentido para um grupo de consumidoras. :-)

    ResponderExcluir
  3. O que acontece, na verdade, é que o absorvente noturno precisa ser mais grosso, pois o fluxo é maior e o tempo que será usado também. Não acredito que a palavra normal seja uma identificação com a falta de diferenciação com outros produtos. É apenas uma adequação do produto ao senso comum já estabelecido entre as consumidoras que efetivamente utilizam esse produto. Apesar de adorar o seu blog, discordo do erro citado. Acredito até que utilizar outra nomeação poderia confundir pessoas que já conhecem as características de cada linha. Sem falar que considero "noturno" uma palavra mais sutil para indicar o fluxo intenso, e por isso, mais adequada... abraço!

    ResponderExcluir
  4. Normalmente eu concordaria com a opinião do nosso amigo, mas como mulher posso dizer que é importante ter o "NORMAL" na embalagem pois são tantos detalhes que eu já comprei várias vezes o absorvente errado, o risco de comprar com um formato diferente, ou com/sem abas é grande, então quando eu chego no mercado ou na farmácia o que eu penso é "eu quero no formato normal", e essa informação na embalagem sempre ajuda. Não é aí que os fabricantes de absorventes devem procurar se diferenciar. Além do mais, acho que outra preocupação que eles devem ter é de não confundir o consumidor.

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo, normal é o volume do absorvente. Existe o slim/fino, o normal e o noturno. O normal tem volume médio, aceito pela maioria das mulheres para os dias da menstruação. O slim é mais pro dia-a-dia e o noturno é para o fluxo abundante não nos pegar desprevinidas durante a noite. Quando o público é específico, vale a pena consultá-lo, pois esse tipo de detalhe só é percebido pelo público-alvo. Se não, acontece de expressar uma opinião totalmente equivocada como esta em questão.

    ResponderExcluir
  6. Dessa vez, sinto informar, mas acho que vc se equivocou!!
    Todas as mulheres são capazes de compreender que cada "nome" se refere a um tipo de fluxo mentrual!
    Neste caso, mulheres de fluxo intenso compram noturno, para usar mesmo durante o dia, entendeu???
    Como profissional de marketing, também, não acredito que isso se encaixe como erro...

    ResponderExcluir
  7. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Pérola do MKT!!!! ahahahahhahahah merece ir pro Jô Soares pra fazer o povo rir lá tb!!!! e ainda tratou a Gabi com ironia ahahahaha só rindo mesmo hahahah

    ResponderExcluir