28 de novembro de 2009

O maravilhoso (mas confuso) portfólio de cafeteiras da Nestlé

O pessoal da Nestlé está de parabéns por sua linha de cafeteiras. Primeiro porque as máquinas são um show de design. E segundo porque eles conseguem fazer um admirável controle de preços no mercado... é muito difícil achar preços diferentes, incentivando que todos os canais de distribuição sintam interesse em vender o produto.
Mas... como consumidor, eu, honestamente, não entendi a lógica por trás do portfólio de produtos. Ao procurar por modelos pra comprar, me deparei com 2 grandes opções, que me foram apresentadas desta forma nas lojas:
1) Cafeteiras Nespresso: mais "profissionais", com várias opções de sabores de café. Preço: R$800 e R$2000, dependendo do modelo.
2) Cafeteiras Nescafé Dolce Gusto: mais "despojadas" e práticas, servem pra fazer cafés, chocolate, capuccino e outras bebidas.Preço: R$599.
Todas são lindas... mas.... quer dizer a máquina que faz mais opções de bebidas é bem mais barata?
Que sentido fez esse gerenciamento de portfolio? Seria como se, em uma concessionária GM, o Corsa viesse com ar condicionado, mas o Vectra não.
Talvez a comunicação que tenha chegado até mim não seja a mais correta. Imagino que a Nestlé considere a Nespresso uma máquina muito melhor, com cafés mais gostosos. Mas, como eles esperam que o consumidor perceba isso se apenas a Dolce Gusto teve mídia (veicularam uma versão em português deste filme recentemente)????

3 comentários:

  1. Entedi o que você quer dizer, mas, quando falamos de cafeteira para "profissionais", falando não de propaganda/mkt e sim de café, existe uma diferença enorme, pois, o mesmo grão pode ser moído, torrado e preparado dentro de uma cafeteira de forma/tempo e temperaturas diferentes o que altera o sabor final do café, e para os amantes do café isso tem uma diferença gigantesca.
    Astenio Albuquerque/Natal-RN

    ResponderExcluir
  2. Ainda há muito mais a conhecer do mundo do café... A cafeteira é para profissionais, marketing B2B.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o comentário, eu procuro uma máquina para uso profissional, do tipo vending, para eu vender café, num mix de produtos semelhante a uma loja de conveniências. Me inclinei pela Nestle Profissional, não obtive respostas objetivas como de outras marcas. Eu não quero uma máquina para uso de um profissional.
    Acelino - Florianópolis-SC.

    ResponderExcluir