1 de setembro de 2010

Avon lança produto contra umidade mas clima não ajuda

A Avon acaba de trazer uma "grande" novidade ao mercado brasileiro: um produto criado a partir da folha de Lotus, que protege o cabelo da umidade e elimina o frizz. Bacana, não é? O conceito parece ser bem relevante e crível. Mas, por coincidência, a grande campanha que eles veicularam na TV durante o mês passado aconteceu justamente no mês em que se registrou a menor umidade do ar dos últimos 70 anos (isso mesmo!!!). Foi, no mínimo, estranho ver todo mundo nas ruas falando sobre como o ar está seco e ver, na TV, uma empresa lançando um produto que protege meus cabelos da umidade.
Repare que, no próprio treinamento que as revendedoras recebem, eles falam que o produto será um grande sucesso porque o clima do Brasil é muito úmido:

Não dá pra dizer que isso é um erro pois esse efeito climático catastrófico era algo imprevisível, mas está aí mais exemplo de "azares de marketing".

3 comentários:

  1. Mas vale lembrar que o Brasil é um país muito grande e certos lugares, como a região onde eu moro, têm umidade alta o ano todo.

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  2. Outra coisa importante que deve ser lembrada e provavelmente é algo sabido pelo público-alvo da campanha em questão: mesmo com um índice baixo de umidade do ar em uma determinada região, os cabelos podem ficar frizzados por uma situação específica. E as pessoas ao qual esse filme foi destinado sabem disso. Digo isso pois me encaixo no grupo em questão. :)
    Por exemplo, basta apenas cair uma chuva e os cabelos alisados por escova ou processo de alisamento ficam logo frizados. Ou ate mesmo em uma boate, muito cheia, onde o ar condicionado não está dando conta da refrigeração adequada, o ar também fica úmido e pronto, adeus look. Tenho certeza quase absoluta que as mulheres que encaixavam-se no perfil do público-alvo não estranharam a mensagem da campanha.

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  3. Outro detalhe é que como qualquer produto de moda/beleza, o lançamento vem antes da chegada de determinada estação para que as pessoas tenham tempo de comprar. Não acho que foi #Fail, no máximo, foi um caso de falta de pauta do blog.

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