18 de março de 2010

Celular Vivo substitui presença do pai?

Vamos a mais um caso polêmico. Estava relutante em colocar esse vídeo aqui, mas depois de receber algumas críticas duras a essa propaganda da Vivo, não resisti.
No filme, o pai explica pra filha que está se separando, mas que vai estar sempre por perto através do telefone. No fim das contas, o celular Vivo possibilita que o pai esteja "presente" em alguns momentos especiais da filha, mesmo que à distância.
Honestamente achei o filme extremamente bem produzido. Parabéns ao diretor! Através da atuação que tirou da menininha, ele conseguiu gerar muitas emoções positivas mesmo em um tema difícil como esse.
Mas... o fato é que a verdade às vezes dói... e gera reações.
Muita gente adorou a propaganda, mas muita gente achou ridículo o fato de a Vivo estar querendo dizer que um celular pode substituir a presença de um pai.... alguns extremistas até acharam que a empresa expôs demais o assunto e incentivou a separação (discordo desse ponto, mas opinião é opinião). Veja algumas dessas opiniões aqui. Pelo que percebi as pessoas que mais se incomodaram foram justamente aquelas que não queriam que suas crianças fossem expostas ao tema de separação como algo normal, por mais que seja.
Mais uma prova de que é impossível agradar a todos. Fica uma dúvida no ar pra nossa reflexão: será que é melhor fazer uma propaganda mais polêmica que agrada muito a uma parte da população ou uma mais "suave" que agrade menos mas a todos?

5 comentários:

  1. Li seu post e queria dizer que, por incrível coincidência, escrevi um post em meu blog hoje sobre a eficiência (ou não) de campanhas publicitárias polêmicas. Usei como exemplo o caso da Benetton. Dá uma passadinha lá, acho que vc ai gostar e tem tudo a ver com o tema de hoje: http://aboutconsumerbehavior.blogspot.com/
    Também queria dizer que já te citei em alguns posts - especificamente aquele que fala de embalagens que enganam!

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  2. Caramba, Eu tenho pais separados e sinceramente, por mais que pense que é "normal" , eu sei que não é. Não gostei desta propaganda, por mais que a menininha seja "fofinha"... hahaha! E, na realidade, a tecnologia afasta as pessoas, pelo menos na maioria dos casos, mais tem as excessões, como, pessoas que se aproximam por causa da internet, por exemplo.Não podemos generalizar. Mesmo assim, será que valeu a pena, colocar uma propaganda, onde o celular praticamente "toma" o lugar do pai? Não sei. Onde fica a questão da presença?Do abraço?Do toque? Acho que são as coisas que as pessoas mais necessitam hoje em dia. E que a cada dia que passa, estão desaparecendo.... pois até em propaganda está passando! Eu faço Marketing , mais antes disso sou humana! =)

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  3. Massa o seu blog e vou sugerir um post nosso que também faz menção a "erros de marketing"
    segue o link: http://www.vozcomunica.com.br/blog/?p=695

    Aproveitem e conheçam nossa agência: www.vozcomunica.com.br

    errar é humano mas errar com o dinheiro do cliuente é burrice!!!

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  4. Achei a campanha MUITO legal. E discordo totalmente que ela seja "negativa" nessa questão da separação. Separações acontecem, e não por causa de propaganda...

    Numa situação de separação, um celular pode ser SIM um ítem que "ameniza" a falta. Afinal, diante dessa nova situação da família, a convivência integral fica impossível por diversas questões.

    Se a gente pensar que a tecnologia separa as pessoas, não podemos fazer propaganda de nenhum ítem de comunicação.

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