Multinacionais em geral adoram falar que "pensam globalmente e agem localmente". Na prática, algumas poucas intepretam isso ao pé da letra e outras muitas interpretam isso como "vamos reaplicar a mesma campanha no mundo inteiro pra economizar". Nada contra economias (muito pelo contrário), mas quem se propõe a usar uma propaganda em muitos países tem que pensar nisso desde o início...
Vejam o caso dos repelentes Off! abaixo... Criar uma campanha "para ser global" ou regional é muito diferente de importar uma propaganda da Tailândia (ou sei lá da onde é esse filme) pro Brasil... Reparem também na beleza do lips sync (aprenderam com a Colgate? rsr).
Será que pra multinacional 3o mundo é tudo igual?
Em tempo: A "economia" da marca não se restringiu só ao comercial. O site da linha de repelentes Off! da CerasJohnson é todinho feito com imagens de gringos. Tem foto de uma família americana na churrasqueira, a mesma mãe "tailandesa" do comercial com a filha, etc.
Não vejo problema nesse caso, pois eles ja são lider de mercado.
ResponderExcluir