3 de fevereiro de 2010

Fazer flash mob só porque está na moda?

É impressionante ver como em planos de marketing também existe moda. Houve uma época em que todas as marcas resolveram completar 50 anos no Brasil. Depois todo mundo quis fazer vídeo viral. De repente todo mundo começou a falar da preservação do meio ambiente. E agora a moda é... flash mob - aqueles encontros organizados em redes sociais.
Atualmente, de cada 10 briefings que passamos pras agências BTL (ou até ATL), pelo menos 8 trazem na apresentação bons exemplos de flash mob pra encantar o cliente e propor algo do "mesmo nível" só que... pra sua marca! Eles "esquecem" de mencionar que só 1 em cada muuuuuuitos encontros conseguem ter o efeito desta meia dúzia que deu certo. Mas, como não custa nada tentar apresentar a idéia e tem muito marketeiro por aí que adora aprovar um planinho que está na moda, alguns projetos saem do papel. Aí, pra agradar o presidente, querem fazer algo lotado de marca ou produto, e o plano "viral" acaba "virando" algo chato pra caramba.
Vou deixar aqui um vídeo das Havaianas pra discussão: será que quiseram fazer só porque está na moda ou realmente acreditavam que esse vídeo faria um sucesso estrondoso?

5 comentários:

  1. Bom...
    Vamos lá.

    Primeiramente o que vemos na rede não são flash mobs. Essa ação da Havaianas, as da TAP e até a famosa da T-Mobile são apenas performances artísticas.

    Uma vez que não houve mobilização... são todos contratados.

    Só este fato já diz tudo.

    ResponderExcluir
  2. kkk
    péssimo
    contrataram um monte de nego e destribuiram havaianas....

    ResponderExcluir
  3. Confesso que eu desencanei do vídeo nos primeiros 30 segundos de exibição! E eu conheço gente que trabalha na agência que produziu e eles estavam achando que o sucesso ia ser imenso!

    ResponderExcluir
  4. Isso é propaganda tradicional. Não passa nem perto de ser um flash mob. Está clara a existência de atores/modelos contratados com direção de elenco. Mais uma bobagem de uma "grande" agência, com a anuência de um excelente "profissional" de marketing da empresa anunciante. Jogam dinheiro fora com uma facilidade incrível.

    ResponderExcluir