27 de fevereiro de 2011

Nissan bombardeia Ford. Precisava?

Nos EUA a chamada "propaganda comparativa" é uma prática de mercado. E assim, alguns casos clássicos de provocação (como a das propagandas da Coca-Cola contra a Pepsi e vice-versa) entraram pra história.
Mas por aqui esse tipo de propaganda tem 2 problemas:
Primeiro, o CONAR apenas libera fazer comparação de produto se houver uma argumentação objetiva (como resultados de estudos clínicos ou pesquisas que comprovem as diferenças) e se o anunciante se comportar de forma ética - o que é raro nesses casos.
Segundo, o povo brasileiro costuma não gostar de propagandas de comparação e os anunciantes ofensivos acabam ganhando uma conotação negativa. Em geral, nós preferimos que os produtos se concentrem em falar das suas próprias qualidades, e não em apontar os defeitos dos outros.
Mas... como poucas marcas se comportam de forma agressiva, quando alguém o faz se destaca muito. Nesse contexto, a Nissan decidiu fazer um movimento ousado esse fim de semana (em geral, marcas que querem fazer algo que provavelmente será barrado pelo CONAR, lança uma campanha na sexta-feira a noite... e, no mínimo, fica no ar por 3 dias): lançou uma propaganda mais do que agressiva atacando diretamente a Ford:

Resta saber quanto tempo essa propaganda ainda ficará no ar. E como os consumidores vão reagir.
Grande risco assumido pelo marketing da Nissan...precisava?

4 comentários:

  1. se todas as propagandas fossem assim o mundo seria melhor

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  2. Propaganda sem cabimento. O consumidor compra o carro porque quer, ninguém o obrigada a fazer isso. Se ele quer pagar mais, a opção é dele. A Nissan desperdiçou uma boa parte da verba por nada... lamentável.
    Anna

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  3. Nossa, muito ruim o comercial, foi dinheiro jogado fora, eu já ficava com o pé atrás antes de comprar um Nissan, mas agora depois desse comercial eu fico com os dois pés atrás! Não precisa tudo isso só para dizer que o nissan é 2 mil mais barato, deveria pegar esses 2 minutos de comercial e informar o que o carro tem ao invés de "criticar" uma concorrente.

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  4. Nissan aumentou em 54% o faturamento, não tem nada de errado, pelo contrário é fantástico. A Nissan tem seu público definido e certamente não são esses que criticam,LewLara está de parabéns!

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