Ontem aconteceu o SuperBowl, a final do campeonato de futebol americano. Por ser o evento esportivo mais esperado e com maior audiência do mundo, as propagandas que passam nos breaks deste "show" são verdadeiros "acontecimentos" para as marcas. Muitas delas produzem um comercial de TV apenas para ser veiculado nesses 30'', que custam perto de US$3 milhões apenas em veiculação.
É fato que existem pouquíssimas oportunidades para falar com tantos consumidores ao mesmo tempo quanto essa, mas existe muita dúvida sobre o retorno desse investimento pontual. Para tentar fechar essa conta, as marcas começaram a alavancar esse "conteúdo" na mídia digital (veja artigo na Fast Company sobre isso)... e, obviamente, capricham na criatividade... quer dizer, ao menos algumas delas. Pra avaliar a qualidade dos comerciais de TV, o USA Today faz um tradicional ranking de "likes" e concluiu que o troféu de piores propagandas veiculadas no SuperBowl vai para.... Hyundai! (conseguiram ficar com as duas últimas colocações!), vejam os filmes abaixo:
Acho legal ver essa "investida" da Hyundai. Em 2010, ficaram com a terceira colocação no ranking das empresas que mais investiram em mídia no Brasil (!), por causa da campanha do "tchó tchó" pra Copa do Mundo (lembra?).
Tá aí uma empresa que deve curtir um desperdício.
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