30 de janeiro de 2012

Voe conosco, porque temos aeromoças transsexuais!

Uma companhia aérea tailandesa resolveu abrir um processo de seleção inusitado... eles estavam em busca de aeromoças transsexuais. Isso mesmo. Eles fizeram questão de contratar homens que decidiram fazer a cirurgia de mudança de sexo para trabalhar em suas aeronaves.
Peter Chan, o presidente da P.C. Air, disse em entrevista à Reuters que os transsex seriam ideais para essa função, pois conseguem entender tanto o mundo masculino quanto o feminino.
Após um processo de seleção de 10 meses em busca das candidatas que parecessem mais femininas, atraentes e fluentes em inglês e mandarim, contrataram 4 funcionárias:
E colocaram na TV uma campanha estrelada pela miss transsex do país, agora parte da equipe de bordo:



O caso saiu na revista Time, que explica que Bangcoc é uma das cidades onde mais homens fazem esse tipo de cirurgia no mundo.
No mínimo, polêmico.

Vamos tentar analisar esse caso racionalmente?
1) A qualidade do serviço da cia aérea não melhorou por causa disso: Ainda que os transsexuais tivessem uma capacidade de atendimento muito superior à média, o fato é que as 4 novas aeromoças não devem ser nem 1% do quadro de funcionários da empresa. E, sozinhas, não são suficientes pra melhorar o serviço da P.C. Air como um todo.
2) As outras aeromoças e comissários de bordo devem ter ficado incomodados: como você se sentiria se seu patrão aparecesse na TV dizendo que agora contrataram 4 funcionários que são mais capazes do que você? Como isso se refletiria na sua motivação?
3) Será que o passageiro frequente da P.C. Air gostou da novidade? Em qualquer cia aérea do mundo existe uma grande dependência das viagens de negócios. E os executivos ainda são, em sua maior parte, homens. Será que os homens que estão no avião prefeririam ser atendidos por aeromoças mulheres ou aeromoças transsexuais? Não estou expressando minha opinião sobre isso, estou apenas lembrando que ainda vivemos em uma sociedade majoritariamente machista e que isso pode criar uma barreira pras novas funcionárias.

Pois é... tentar alavancar o negócio sobre polêmica tem sempre os seus riscos.
E vocês, acham que isso é um acerto ou um erro de marketing?

4 comentários:

  1. Sem dúvida nenhumaaaa! A ousadia neste caso, com este target, foi extremamente bem-vinda.

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  2. eu achei a idéia boa,mas acho que a empresa devia ter levado a campanha mais pro lado da diversidade do que simplesmente afirmar que transexuais são comissárias melhores. Deviam apenas ter dito que são boas funcionárias como todos os outros.

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  3. Acredito que mais do que ninguém a empresa sabe sobre seus clientes e se ele apostou nessa idéia, não foi com pensamento pessoal.

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  4. Erro ou acerto de marketing não sei, mas é um grande passo social de inclusão e quebra de barreira. Estao de parabens

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