29 de junho de 2010

Pão de Açúcar elimina o Brasil da Copa!

Em uma tremenda gafe o Grupo Pão de Açúcar (patrocinador oficial da seleção brasileira) publicou hoje um anúncio no jornal Folha de São Paulo como se o Brasil já tivesse sido eliminado da Copa.
"A I qembu le sizwe (seleção, em Zulu) sai do Mundial. Não do coração da gente. Valeu, Brasil. Nos vemos em 2014" .
Precisa comentar algo mais?
Essa certamente vai entrar pra lista dos piores erros de marketing relacionados à Copa do Mundo.

PS: Aposto que vai ter concorrente que vai aproveitar a deixa e fazer um "anúncio de oportunidade" nos próximos dias...

E se a Microsoft fizesse a embalagem do iPod?

Recebi esse vídeo alguns anos atrás e a crítica continua válida. Dá pra imaginar como seria a embalagem do iPod (da Apple) se fosse feita pela Microsoft?
Quanto mais o tempo passa, mais acirrada fica a disputa entre essas duas empresas... e mais claras as diferenças entre as escolhas estratégicas e as competências de cada uma. Design realmente não parece ser o forte da Microsoft.
Será que isso ajuda a explicar porque as ações da Apple se valorizaram 5x mais que as da Microsoft nos últimos anos?

24 de junho de 2010

Os 10 maiores recalls de veículos do ano

Imagine que você fechou um negócio de 6 dígitos e comprou um carrão. Você abriu mão das suas economias, mas comprou um veículo maravilhoso, potente e seguro. Cada vez que você olha pro carro, sente a satisfação do seu "investimento".
Mas aí... fica sabendo que seu automóvel tem um "probleminha" que pode levar você a um acidente mortal e você deve voltar na fábrica pra arrumar uma peça. Uf....
Pois essa situação, que deveria ser excepcional, virou rotina. Nos primeiros 5 meses desse ano, o Procon-SP registrou 21 recalls no país!
Veja os 10 maiores deles, segundo o blog da Exame:

21 de junho de 2010

Bom Bril critica esponjas mas vende esponjas


Vamos a mais uma contribuição recebida pelo twitter do Erros de Marketing:
Imagino que a maioria de vocês deve ter visto a nova campanha do Bom Bril na televisão, não? Usando um apelo ecológico, a empresa critica duramente as esponjas que não são biodegradáveis e oferece a sua esponja de aço como uma solução mais responsável:


Quem vê toda essa agressividade deve imaginar que a Bom Bril deve ser uma empresa super ecológica e que ficaria ate ofendida em fazer qualquer mal à natureza, não? Pois é... mas apesar das críticas, o site da empresa revela que a Bom Bril também fabrica esponjas:
Imagino que essa parte do negócio da Bom Bril seja muito pequena, a ponto de eles não se importarem em dar esse tiro no pé. Será?

18 de junho de 2010

Arcor chama jogadores brasileiros de tartarugas?


Essa é só pra provocar e descontrair um pouco: hoje descobri que a Arcor lançou as Tortuguitas Futebol, uma edição especial das simpáticas tartaruguinhas de chocolate vestidas com o uniforme da seleção brasileira.
Olha bem pra essa imagem e pense comigo: estaria a Arcor - uma empresa ARGENTINA - chamando os jogadores brasileiros de tartarugas?? rsrs

17 de junho de 2010

Volvo e Audi passam muita vergonha

Em uma incrível onda de azar, a Volvo e a Audi passaram vexames grotescos nas últimas semanas:
- Volvo: convocou a imprensa pra fazer uma demostração do sistema anticolisão do seu sedã S60 modelo 2011 que, teoricamente, evitaria um acidente a velocidades de até 35 km/hora sem a interferência do motorista. Em apresentação AO VIVO o sistema falhou e o carro... entrou em cheio em uma carreta sem reduzir nada a velocidade:


- Audi: organizou um evento de Marketing para demostrar as qualidades de manobra do recém-lançado Audi A1. Tudo ocorreu bem nos 3 primeiros dias de evento, mas no quarto dia o piloto entrou errado em um muro inclinado e... o carro capotou:

Esses são os riscos de fazer apresentações ao vivo. Seria puro azar ou falha de planejamento? Não importa, pois nada vai mudar a vergonha que ambas empresas passaram em público.

14 de junho de 2010

Piores planos de Marketing pra Copa do Mundo

O pessoal do twitter do Erros de Marketing colaborou e fizemos um ranking dos piores planos de Marketing de empresas que tentaram se aproveitar do maior evento esportivo do mundo pra vender mais.
E você? conhece algum plano pior que esses?

1) HYUNDAI - a montadora fechou um mega patrocínio pra Copa e decidiu usar esse investimento pra tentar divulgar um "novo jeito de torcer" - um tal de ´"tchó, tchó" que nunca vi ninguém fazer fora da TV (nem mesmo os torcedores da Coréia). Pra piorar, a marca gasta a propaganda INTEIRA mostrando só isso. Não mostra e nem fala nada de nenhum de seus produtos ou benefícios. Hã???


2) HONDA - contratou o Ronaldinho Gaúcho pra estrelar uma nova campanha durante a Copa. Será que eles pensavam que ele seria convocado??


3) SALGADINHOS TORCIDA (PEPSI): Os salgadinhos Torcida, da Lucky (empresa do grupo Pepsico), ganharam sabores comemorativos de alguns países. O salgadinho temático do Brasil tem sabor "Pimenta Biquinho Brasileira". O salgadinho da Itália tem sabor Queijo Provolone. E o da Espanha tem sabor Lingüiça Calabresa. Ops... quer dizer que agora a Calábria fica na Espanha??

4) LEITE DE ROSAS: querendo aproveitar o momento comercial, até esta tradicional marca tentou se associar a futebol. Eu concordo que a Copa do Mundo é um evento que abrange todas as idades e sexos mas quando um produto que é mais conhecido e usado por senhoras começa a fazer uma promoção ligada a futebol, é porque algo está muito errado no mundo.
5) PIZZA HUT - a franquia de Porto Alegre divulgou um concurso onde premiava a "melhor mandinga" pra Copa do Mundo. Sei que muita gente acha que "em época de campeonato, vale tudo", mas usar de superstição ou misticismo pra construir a marca foi, no mínimo, polarizante demais pra uma marca como essa.

Marca própria + licenciamento + sacanagem

Quem já trabalhou em um projeto difícil, que demorou anos de estudo pra sair do papel e que foi copiado descaradamente do dia pra noite sabe... isso pode até ser legal, mas é sacanagem. Essa foi exatamente a minha sensação quando vi essa garrafa de Carrefour Cola do Chaves na prateleira do mercado.
As marcas próprias têm todo o direito de existir como uma alternativa, na maioria das vezes mais barata, ao líder de mercado. Mas copiar desse jeito é uma estratégia muito questionável pois confunde o shopper e gera atritos com os grandes fornecedores (não vamo esquecer que a Coca certamente paga uma "bolada" por atividades de trade no Carrefour).
Depois que percebi que o produto não era da Coca a primeira reação que tive foi pensar: "O Carrefour consegue vender um produto mais barato mesmo com escala menor e pagando por custos de licenciamento. Qual será a qualidade?" Não sei. Não comprei, porque achei competição desleal. E a diferença de preço não valia a pena pelo risco que imaginei.
Ainda não consigo entender como o Carrefour consegue usar o mesmo modelo de garrafa da Coca-Cola. Como esse é um ícone da marca, se não foi patenteado ou protegido, também existe um erro da Coca na jogada... (lembram do caso do sucrilhos Nestlé x Kellog's?)

10 de junho de 2010

Patrocinando a divulgação do seu fracasso

Outro dia postei aqui sobre o caso da Adidas, que, coincidentemente, colocou um banner num site que falava mal da sua bola recém-lançada pra Copa. Algumas pessoas me enviaram outros exemplos de situações assim e descobri o "case" abaixo....
Detalhe: são as próprias emissoras que determinam a ordem das propagandas que estão no break comercial.

Você conhece mais algum erro de marketing? Mande pro nosso twitter @errosdemkt!

8 de junho de 2010

Itaú se apropria do sonho de John Lennon

Algumas pessoas me escreveram essa semana inconformadas com a nova campanha do Itaú, que usa a música "Imagine", de John Lennon.
Independente de concordar ou não, o fato de ter recebido essas manifestações espontâneas me mostra que parte da população não gostou de uma instituição financeira (cujos objetivos nós conhecemos muito bem) estar tentando se associar a sonhos de igualdade, justiça e paz. Para eles, isso ecoou como uma grande incoerência ou exagero.

Veja abaixo o comercial de TV e a letra da música traduzida. O que vocês acham?


Imagine que não exista nenhum paraíso, É fácil se você tentar.
Nenhum inferno abaixo de nós, Sobre nós apenas o firmamento.
Imagine todas as pessoas Vivendo pelo hoje...

Imagine que não exista nenhum país, Não é difícil de fazer.
Nada porque matar ou porque morrer, Nenhuma religião também.
Imagine todas as pessoas Vivendo a vida em paz...

Imagine nenhuma propriedade, Eu me pergunto se você consegue.
Nenhuma necessidade de ganância ou fome, Uma fraternidade de homens.
Imagine todas as pessoas Compartilhando o mundo todo.

Você talvez diga que sou um sonhador, Mas eu não o único.
Eu espero que algum dia você junte-se a nós, E o mundo viverá como um único.

7 de junho de 2010

Rock in Rio em Lisboa com Ivete Sangalo

Eu confesso... não entendo nada de Rock e não acompanho as novidades desse estilo musical.
Mas hoje fiquei sabendo que 2 semanas atrás aconteceu um super evento: o Rock in Rio Lisboa, com a participação de Ivete Sangalo.
Hm.... lógico... o show de Rock é "in Rio", mas aconteceu em Lisboa. E a Ivete... ah, a Ivete agrada todo mundo. Depois fiquei sabendo que o evento já aconteceu várias vezes em outras cidades. E que a Ivete támbém já participou várias vezes.
Legal. Se eles continuarem repetindo isso todos os anos talvez eu me acostume e pare de perguntar a lógica dessas coisas. Por enquanto vou continuar achando isso uma grande confusão...

2 de junho de 2010

Adidas e sua bola horrorosa


Toda Copa do Mundo é assim. O fornecedor oficial das bolas de futebol inventa uma super ultra mega tecnologia e os jogadores reclamam da sua qualidade. Tem quem ache que isso é desculpa das jogadores pra poderem ir mal nos jogos, outros acham que os comentários são "patrocinados" pelas empresas concorrentes de artigos esportivos e alguns poucos acham que é tudo verdade mesmo.
O fato é: a bola nova da Adidas - batizada de Jabulani - tem sido massacrada em público pos vários (mas não todos) jogadores da seleção brasileira. Se a bola é boa ou ruim? Não sei.... mas pelo adjetivos que o Julio Cesar e o Luis Fabiano usaram, eu nunca compraria. Mas não dá pra negar que pelo menos a bola ficou famosa...
Pra aproveitar do momento da Copa, a Adidas começou a investir em divulgação neste periodo. Mas... por inocência ou coincidência (de novo?), acabou "patrocinando" as notícias que detonavam o seu próprio produto. Vejam que beleza esse print da tela do site GloboEsporte.com que me mandaram no twitter do Erros de Marketing:

PS: aproveitando, vocês acham que isso também é mancada do GloboEsporte.com ou mostra a "isenção" do site?