Em uma tremenda gafe o Grupo Pão de Açúcar (patrocinador oficial da seleção brasileira) publicou hoje um anúncio no jornal Folha de São Paulo como se o Brasil já tivesse sido eliminado da Copa.
"A I qembu le sizwe (seleção, em Zulu) sai do Mundial. Não do coração da gente. Valeu, Brasil. Nos vemos em 2014" .
Precisa comentar algo mais? Essa certamente vai entrar pra lista dos piores erros de marketing relacionados à Copa do Mundo.
PS: Aposto que vai ter concorrente que vai aproveitar a deixa e fazer um "anúncio de oportunidade" nos próximos dias...
Recebi esse vídeo alguns anos atrás e a crítica continua válida. Dá pra imaginar como seria a embalagem do iPod (da Apple) se fosse feita pela Microsoft?
Quanto mais o tempo passa, mais acirrada fica a disputa entre essas duas empresas... e mais claras as diferenças entre as escolhas estratégicas e as competências de cada uma. Design realmente não parece ser o forte da Microsoft.
Será que isso ajuda a explicar porque as ações da Apple se valorizaram 5x mais que as da Microsoft nos últimos anos?
Imagine que você fechou um negócio de 6 dígitos e comprou um carrão. Você abriu mão das suas economias, mas comprou um veículo maravilhoso, potente e seguro. Cada vez que você olha pro carro, sente a satisfação do seu "investimento".
Mas aí... fica sabendo que seu automóvel tem um "probleminha" que pode levar você a um acidente mortal e você deve voltar na fábrica pra arrumar uma peça. Uf....
Pois essa situação, que deveria ser excepcional, virou rotina. Nos primeiros 5 meses desse ano, o Procon-SP registrou 21 recalls no país!
Veja os 10 maiores deles, segundo o blog da Exame:
Imagino que a maioria de vocês deve ter visto a nova campanha do Bom Bril na televisão, não? Usando um apelo ecológico, a empresa critica duramente as esponjas que não são biodegradáveis e oferece a sua esponja de aço como uma solução mais responsável:
Quem vê toda essa agressividade deve imaginar que a Bom Bril deve ser uma empresa super ecológica e que ficaria ate ofendida em fazer qualquer mal à natureza, não? Pois é... mas apesar das críticas, o site da empresa revela que a Bom Bril também fabrica esponjas:
Imagino que essa parte do negócio da Bom Bril seja muito pequena, a ponto de eles não se importarem em dar esse tiro no pé. Será?
Essa é só pra provocar e descontrair um pouco: hoje descobri que a Arcor lançou as Tortuguitas Futebol, uma edição especial das simpáticas tartaruguinhas de chocolate vestidas com o uniforme da seleção brasileira.
Olha bem pra essa imagem e pense comigo: estaria a Arcor - uma empresa ARGENTINA - chamando os jogadores brasileiros de tartarugas?? rsrs
Em uma incrível onda de azar, a Volvo e a Audi passaram vexames grotescos nas últimas semanas:
- Volvo: convocou a imprensa pra fazer uma demostração do sistema anticolisão do seu sedã S60 modelo 2011 que, teoricamente, evitaria um acidente a velocidades de até 35 km/hora sem a interferência do motorista. Em apresentação AO VIVO o sistema falhou e o carro... entrou em cheio em uma carreta sem reduzir nada a velocidade:
Esses são os riscos de fazer apresentações ao vivo. Seria puro azar ou falha de planejamento? Não importa, pois nada vai mudar a vergonha que ambas empresas passaram em público.
O pessoal do twitter do Erros de Marketing colaborou e fizemos um ranking dos piores planos de Marketing de empresas que tentaram se aproveitar do maior evento esportivo do mundo pra vender mais.
E você? conhece algum plano pior que esses?
1) HYUNDAI - a montadora fechou um mega patrocínio pra Copa e decidiu usar esse investimento pra tentar divulgar um "novo jeito de torcer" - um tal de ´"tchó, tchó" que nunca vi ninguém fazer fora da TV (nem mesmo os torcedores da Coréia). Pra piorar, a marca gasta a propaganda INTEIRA mostrando só isso. Não mostra e nem fala nada de nenhum de seus produtos ou benefícios. Hã???
2) HONDA - contratou o Ronaldinho Gaúcho pra estrelar uma nova campanha durante a Copa. Será que eles pensavam que ele seria convocado??
3) SALGADINHOS TORCIDA (PEPSI): Os salgadinhos Torcida, da Lucky (empresa do grupo Pepsico), ganharam sabores comemorativos de alguns países. O salgadinho temático do Brasil tem sabor "Pimenta Biquinho Brasileira". O salgadinho da Itália tem sabor Queijo Provolone. E o da Espanha tem sabor Lingüiça Calabresa. Ops... quer dizer que agora a Calábria fica na Espanha??
4) LEITE DE ROSAS: querendo aproveitar o momento comercial, até esta tradicional marca tentou se associar a futebol. Eu concordo que a Copa do Mundo é um evento que abrange todas as idades e sexos mas quando um produto que é mais conhecido e usado por senhoras começa a fazer uma promoção ligada a futebol, é porque algo está muito errado no mundo.
Quem já trabalhou em um projeto difícil, que demorou anos de estudo pra sair do papel e que foi copiado descaradamente do dia pra noite sabe... isso pode até ser legal, mas é sacanagem. Essa foi exatamente a minha sensação quando vi essa garrafa de Carrefour Cola do Chaves na prateleira do mercado.
As marcas próprias têm todo o direito de existir como uma alternativa, na maioria das vezes mais barata, ao líder de mercado. Mas copiar desse jeito é uma estratégia muito questionável pois confunde o shopper e gera atritos com os grandes fornecedores (não vamo esquecer que a Coca certamente paga uma "bolada" por atividades de trade no Carrefour).
Depois que percebi que o produto não era da Coca a primeira reação que tive foi pensar: "O Carrefour consegue vender um produto mais barato mesmo com escala menor e pagando por custos de licenciamento. Qual será a qualidade?" Não sei. Não comprei, porque achei competição desleal. E a diferença de preço não valia a pena pelo risco que imaginei.
Ainda não consigo entender como o Carrefour consegue usar o mesmo modelo de garrafa da Coca-Cola. Como esse é um ícone da marca, se não foi patenteado ou protegido, também existe um erro da Coca na jogada... (lembram do caso do sucrilhos Nestlé x Kellog's?)
Outro dia postei aqui sobre o caso da Adidas, que, coincidentemente, colocou um banner num site que falava mal da sua bola recém-lançada pra Copa. Algumas pessoas me enviaram outros exemplos de situações assim e descobri o "case" abaixo....
Detalhe: são as próprias emissoras que determinam a ordem das propagandas que estão no break comercial.
Você conhece mais algum erro de marketing? Mande pro nosso twitter @errosdemkt!
Algumas pessoas me escreveram essa semana inconformadas com a nova campanha do Itaú, que usa a música "Imagine", de John Lennon.
Independente de concordar ou não, o fato de ter recebido essas manifestações espontâneas me mostra que parte da população não gostou de uma instituição financeira (cujos objetivos nós conhecemos muito bem) estar tentando se associar a sonhos de igualdade, justiça e paz. Para eles, isso ecoou como uma grande incoerência ou exagero.
Veja abaixo o comercial de TV e a letra da música traduzida. O que vocês acham?
Imagine que não exista nenhum paraíso, É fácil se você tentar. Nenhum inferno abaixo de nós, Sobre nós apenas o firmamento. Imagine todas as pessoas Vivendo pelo hoje...
Imagine que não exista nenhum país, Não é difícil de fazer. Nada porque matar ou porque morrer, Nenhuma religião também. Imagine todas as pessoas Vivendo a vida em paz...
Imagine nenhuma propriedade, Eu me pergunto se você consegue. Nenhuma necessidade de ganância ou fome, Uma fraternidade de homens. Imagine todas as pessoas Compartilhando o mundo todo.
Você talvez diga que sou um sonhador, Mas eu não o único. Eu espero que algum dia você junte-se a nós, E o mundo viverá como um único.
Eu confesso... não entendo nada de Rock e não acompanho as novidades desse estilo musical.
Mas hoje fiquei sabendo que 2 semanas atrás aconteceu um super evento: o Rock in Rio Lisboa, com a participação de Ivete Sangalo.
Hm.... lógico... o show de Rock é "in Rio", mas aconteceu em Lisboa. E a Ivete... ah, a Ivete agrada todo mundo. Depois fiquei sabendo que o evento já aconteceu várias vezes em outras cidades. E que a Ivete támbém já participou várias vezes.
Legal. Se eles continuarem repetindo isso todos os anos talvez eu me acostume e pare de perguntar a lógica dessas coisas. Por enquanto vou continuar achando isso uma grande confusão...
Toda Copa do Mundo é assim. O fornecedor oficial das bolas de futebol inventa uma super ultra mega tecnologia e os jogadores reclamam da sua qualidade. Tem quem ache que isso é desculpa das jogadores pra poderem ir mal nos jogos, outros acham que os comentários são "patrocinados" pelas empresas concorrentes de artigos esportivos e alguns poucos acham que é tudo verdade mesmo.
O fato é: a bola nova da Adidas - batizada de Jabulani - tem sido massacrada em público pos vários (mas não todos) jogadores da seleção brasileira. Se a bola é boa ou ruim? Não sei.... mas pelo adjetivos que o Julio Cesar e o Luis Fabiano usaram, eu nunca compraria. Mas não dá pra negar que pelo menos a bola ficou famosa...
Pra aproveitar do momento da Copa, a Adidas começou a investir em divulgação neste periodo. Mas... por inocência ou coincidência (de novo?), acabou "patrocinando" as notícias que detonavam o seu próprio produto. Vejam que beleza esse print da tela do site GloboEsporte.com que me mandaram no twitter do Erros de Marketing:
PS: aproveitando, vocês acham que isso também é mancada do GloboEsporte.com ou mostra a "isenção" do site?