17 de agosto de 2011

Zara denunciada por trabalho escravo

Depois do caso da Arezzo, agora foi a vez de outra rede de varejo de roupas entrar na mira das denúncias. Ontem o programa "A Liga" da TV Bandeirantes apresentou um documentário sobre "trabalho escravo" no Brasil. Apesar parecer coisa do passado, estima-se que 12 milhões de pessoas trabalham em condições análogas à escravidão. A reportagem mostra casos de carvoarias, contruções civis e outros tipos de negócios que exploram a mão de obra nessas condições no Brasil. E, de repente, em meio à uma visita do ministério do traballho a uma confecção de roupas que foi denunciada, uma surpresa: várias pessoas trabalhando em condições desumanas na fabricação de roupas da loja Zara, rede européia de moda.
O programa "malhou" a Zara por um bom tempo explicitamente.
Mostrou costureiros vindo da Bolívia que não estavam registrados, trabalhando em condições totalamente inadequadas e ganhando muito pouco (R$0,26 por calça jeans que costuram, por exemplo). O programa inteiro já está disponível para assistir no youtube.
Vejam alguns trechos abaixo (assista a partir do 1'03''):


Uf... que dureza, hein? O caso ficou no TT do twitter um bom tempo ontem a noite e trouxe um enorme prejuízo pra imagem da marca. Em tempo: no fim do programa a representante da empresa alegou que esse é um caso isolado e que as providências já foram tomadas para corrigir o problema (veja o vídeo aqui, a partir do 7'22''). Mas depois de quase 1 hora de exposição negativa, não tem discurso que consiga fazer milagre.

2 comentários:

  1. Pontos importantes deste tópico:
    1) Que os executivos (TODOS ELES, seja da Zara, ou de qquer outra marca ou segmento) sabem desta situação e incentivam seus departamentos, para que reduzam cada vez mais os custos. Isso quando não falsificam documentos e especificações;

    2) Quem compra ZARA e outras marcas de prestigio, pouco estão importando se o produto é feito por uma Costureira Norueguesa Pós Graduada, ou por uma Boliviana Analfabeta.

    3) Quem compra Zara não assiste "A Liga"

    ResponderExcluir
  2. Ai pessoal! Pensem bem ao adquirir uma roupa da Zara, pois voces pensam que estao comprando peças de grife...mas so estao pagando caro, muito caro.

    ResponderExcluir