14 de julho de 2010

Como NÃO apresentar um novo logo pra Copa

A Copa do Mundo da África acabou e a próxima será no Brasil. Pra marcar essa virada, a marca da Copa de 2014 foi apresentada ao mundo.
Pra variar, gerou polêmica.
Algumas pessoas acharam um atentado ao design e outras acharam o logo a cara do Chico Xavier. Independente de ter gostado ou não, teve uma coisa que chamou ainda mais a minha atenção do que o logo em si: a apresentação que foi feita sobre ele.
Nada pode resumir melhor a minha opinião sobre isso do que uma comparação direta entre o vídeo que foi feito pra apresentar a nossa marca e o que foi feito pra apresentar a marca da Eurocopa de 2012.
Vejam e tirem suas próprias conclusões:

11 comentários:

  1. Não entendi sua crítica. São apresentações totalmente diferentes. Claro que a da Eurocoap é muito mais elaborada e artistica. Mas o Brasil é pobre mesmo.... fazer o que?!

    ResponderExcluir
  2. Olha, não discordo da diferença de qualidade da animação nem do design de babar da apresentação da eurocopa, mas acho que a Fernanda Lima deixa claríssimo em uma única frase de seu texto por que a apresentação da nossa logo foi feita de maneira mais "humana" e bem menos tecnológica: "o espírito anfitrião de nosso povo". Não acho nossa logo bonita, mas nunca achei que este fosse o objetivo de uma logo, acredito que uma logo tem que traduzir em uma pequena imagem muito significado e eu vejo Copa/futebol, vejo hospitalidade, vejo alegria e vejo simplicidade na nossa logo, todos atributos sinceros do nosso país e do que podemos esperar da Copa no Brasil. Faz o que deve, nota 10 pra ela.

    ResponderExcluir
  3. Covardia comparar as duas apresentações... hehehe... Não há a possibilidade de trocar a marca após a apresentação oficial? Vai ser feio, se isso acontecer, mas melhor do que ficar com essa "coisa horrorosa"

    ResponderExcluir
  4. Legal, não tinham me falado que teríamos uma copa do mundo de HANDEBOL no Brasil em 2014. Pois até onde eu sei futebol é bola no pé, quem agarra a bola desse jeito são jogadores de Handebol, eita logomarca multiplas vezes ridícula, nem podia deixar de fora o vermelho petista fashion!

    ResponderExcluir
  5. Não achei o da Eurocoap nada empolgante

    ResponderExcluir
  6. Pessoal,

    As apresentações não tem comparação, e como brasileiro, fico com vergonha do que fizeram por nós. Entendo todo o desejo de transmitir simplicidade e alegria do povo brasileiro, mas isso poderia ser feito de mil maneiras diferentes, muito melhores das apresentadas.

    Gostaria de ir um pouco mais fundo a respeito disso. Quão importante é um logo de copa do mundo? Apaixonado por futebol e por marketing, não consigo lembrar o logo da últimas 3 copas, incluindo essa que mal acabou. E isso, porque nós marketeiros, temos um atenção especial para esse tipo de coisa. Quanto isso realmente importa para o povo??

    Gostaria de ouvir a opinião de vocês.

    Abs

    PS: Só pra deixar claro, detesto o logo da nossa copa.

    ResponderExcluir
  7. uma boa idéia não precisa ser explicada! utilizar o recurso de argumento de autoridade com as personalidade que participaram da votação é demonstrar insegurança e afirmar algo que ainda não é claro. sem contar os recursos tecnológicos que independente ou não da humanização e da simplicidade poderiam ser utilizados com bom senso e bom gosto.

    ResponderExcluir
  8. Não achei nada demais a logo da Euro, muito menos a apresentação.
    Além disso, o logo da copa de 2014 é bem interessante. As mãos me parecem muito mais a busca de todos para "pegar" a taça que se forma, do que jogar "handebol".
    A apresentação foi colorida, mostrou o povo brasileiro. A da Euro foi mais séria, bonita também, mas pouco empolga.

    ResponderExcluir
  9. aaaaah meu amigo, ignorância tem limite...
    são dois videos totalmente diferentes.
    quem fazer um comparativo então sobre "lançamento oficial"?
    http://www.youtube.com/watch?v=Z00jjc-WtZI

    ResponderExcluir
  10. A do Brasil é bem melhor, apesar de ter podido ser ainda melhor. (Gizele falando é um o...)

    Mostra as pessoas, o que é importantíssimo.

    ResponderExcluir