26 de janeiro de 2011

Erros na propaganda da Wizard

A escola de idiomas Wizard acaba de lançar uma nova campanha de TV. A história é bonitinha e tem algumas coisas legais, como:
1- Mostra que aprender inglês pode ser mais fácil e rápido do que a gente imagina

2- Mostra que o pai, que deve ter estudado na Wizard (por isso guarda as apostilas em casa), sabe traduzir super bem um texto



Mas.... repare bem algumas coisas:
1- O pai conta pro filho que "o caçador se escondeu na caverna e esperou o lobo ir embora". A história que o pai está lendo é a da Chapéuzinho Vermelho (pause no segundo 00:10) e a imagem da capa do livro parece ter sido tirada desse site: http://bit.ly/i0OOFv . Mas, na história original, o caçador não se esconde numa caverna e não deixa o lobo fugir... Será que ele não aprendeu inglês direito e está traduzindo errado?? Além disso, que pai lê 95% de uma história (afinal o caçador só pega o lobo no finalzinho da história do Chapeuzinho vermelho) e larga o filho sem dormir e sem saber o fim da história?

2- O fato do menino conseguir ler em inglês só usando as apostilas não dá a entender que a gente não precisa ir à escola pra aprender outro idioma?

3- O menino lê o texto com uma pronúncia bastante errada. Se por um lado, mostra a facilidade de falar rapidamente outro idioma, por outro lado... é assim que meu filho vai falar inglês se estudar na Wizard?

Vale ainda ressaltar mais 3 pontos sobre essa escola:
1- Se o público alvo de uma escola de idiomas são pessoas que ainda não falam em inglês, porque elas têm nomes em línguas estrangeiras? O que a palavra "Wizard" significa pra quem só fala em português??

2- O slogan da Wizard é "Você bilíngue" ou seja, "Você falando 2 idiomas". Mas a escola ensina 7 idiomas. O slogan parece ser menos abrnagente que o escopo de atuação da empresa, não?

3- E, pra fechar com chave de ouro, deixo aqui uma homenagem ao site da Wizard (http://www.wizard.com.br/), um dos mais feios e poluídos que já vi.

7 comentários:

  1. Bom...Quando eu terminei de ler o texto achei uma grande besteira, pois a grande massa nunca ia reparar isso. Mas quando entrei no site da Wizard logo abriu-se um banner dizendo: "Parabéns você acaba de ganhar um super desconto de R$:100!" logo feheis a pagina, vai que é vírus...srrs

    ResponderExcluir
  2. Só concordo com o numero 2 também, a pronuncia do menino é idêntica a outras crianças da sua aparente idade! Quanto a história do livro, não há como saber se ela é a cópia da história original ou alguma adaptação (coisas que norte americanos adoram fazer). Portanto sem possuir uma cópia do mesmo não há como tirar conclusões. Quanto a ser auto-didata todos somos capazes, ninguem realmente precisa ir para a escola, mas acredito que a marca pecou pela inocência, não pensando que poderiam haver pessoas de má indole (ladrões em meu ponto de vista) que copiariam o material sem prévia autorização (pirataria). O mesmo pode ser interpretado como uma aposta em seu método de ensino. Não sou ninguem para comentar em um blog "bem" frequentado, mas antes ficar sem a notícia do dia do que publicar alguma babozeira.

    ResponderExcluir
  3. ô Infeliz, négócio é o seguinte:
    1º O menino não aprende a falar só com as "APOSTILAS"
    2º É que no comercial ele passa uma caneta no livro a WHIZ PEN, inovação da rede, a caneta que fala. Na propaganda precisou ser cortado o audio da caneta porque ela não havia ficado pronta a tempo, e para evitar divulgar algo que não estava disponível ainda, optou-se por cortar o audio naquele momento.
    3º A estória é só para ilustrar, agora se é do chapeuzinho vermelho, azul, amarelo, quem se importa, o importante é passar a mensagem da marca, e acredito que isso a propaganda atingiu, afinal de contas quem produziu foi somente o W. Oliveto, fraquinho né.

    Vale a dica, dê uma conferida no YOUTUBE, você já deve encontrar a versão completa do comercial, que tem uma duração de 60 ou 90 segundos, já devem ter corrigido a parte do audio que lhe falei.

    Outra coisa, você devia mudar o nome do blog para "ERROS DO BLOGUEIRO DESINFORMADO" ficaria melhor.


    rsrrsrsrsrs

    seu figura

    ResponderExcluir
  4. Concordo e assino em baixo esse blogueiro eh mto desinformado e sem noçao nao sabe do que ta falando eu particulamente adoro a wizard eh a melho escola de idiomas que existe. tem q se presta atençao nao na propaganda mais sim no metodo de ensino que eh excelente

    ResponderExcluir
  5. eeé meu camarada, se fosse você iria buscar outra coisa pra fazer, pois para blog sua capacidade peca hein... haaha

    ResponderExcluir
  6. Acho que o sucesso da Wizard Não só encomoda como causa esses certos tipos de comentários.
    Ou seja, se você não sabe fazer melhor critica quem tem capacidade.
    Sou aluna da Wizard,e até hoje é a melhor escola de idiomas que já estudei,porque de resto só querem ganhar dinheiro.

    ResponderExcluir